Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Edmundo Carlos de pt_BR
dc.contributor.author Paraboa, Clara Rosana Chagas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T07:07:23Z
dc.date.available 2012-10-19T07:07:23Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181179 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O ponto de partida desta dissertação foi investigar se e como os professores de 1a a 4a série do Ensino Fundamental da rede pública e particular de ensino, relacionam Espaço e Tempo no Ensino de Geografia baseado no relato de algumas atividades desenvolvidas envolvendo temas locais e práticas pedagógicas diferenciadas do modo tradicional de ensino de conhecimentos. O lugar, particularmente nas séries iniciais, tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem de questões significativas da atualidade. Assim, este estudo consiste numa reflexão acerca de metodologias e materiais didáticos utilizados pelas educadoras na abordagem de temas locais. As concepções contemporâneas sobre o lugar são significativas ao considerarem a realidade num sentido local e global, sempre em movimento, na vivência do presente, passado e futuro, o que permite um exercício de análise das relações Espaço-temporais estabelecidas no Espaço geográfico no decorrer da história humana. Quanto a natureza da abordagem e interpretação do objeto de estudo, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, que teve seu começo marcado a partir de entrevistas semi-abertas que sinalizaram alguns aspectos envolvidos na abordagem de temas locais. Os conteúdos-chave foram submetidos a análise crítica a partir da abordagem no contexto local e global, isto é, nas suas relações com outros lugares e também através de categorias ligadas à aspectos históricos, ou seja, às transformações e às previsões futuras. A utilização de materiais didáticos alternativos ao livro didático, tiveram algumas questões aprofundadas em relação a sua adequação a abordagem dos conteúdos. Após análise das entrevistas realizadas com 14 professoras atuantes na rede de ensino pública e privada no Município de Florianópolis, foi possível traçar um perfil acerca das concepções sobre Espaço e Tempo, à luz das representações e idéias modernas e contemporâneas acerca destes conceitos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Geografia (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Delizoicov, Demetrio pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
181179.pdf 7.937Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar