dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moraes, Edmundo Carlos de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Paraboa, Clara Rosana Chagas |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T07:07:23Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T07:07:23Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
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dc.identifier.other |
181179 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81716 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
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dc.description.abstract |
O ponto de partida desta dissertação foi investigar se e como os professores de 1a a 4a série do Ensino Fundamental da rede pública e particular de ensino, relacionam Espaço e Tempo no Ensino de Geografia baseado no relato de algumas atividades desenvolvidas envolvendo temas locais e práticas pedagógicas diferenciadas do modo tradicional de ensino de conhecimentos. O lugar, particularmente nas séries iniciais, tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem de questões significativas da atualidade. Assim, este estudo consiste numa reflexão acerca de metodologias e materiais didáticos utilizados pelas educadoras na abordagem de temas locais. As concepções contemporâneas sobre o lugar são significativas ao considerarem a realidade num sentido local e global, sempre em movimento, na vivência do presente, passado e futuro, o que permite um exercício de análise das relações Espaço-temporais estabelecidas no Espaço geográfico no decorrer da história humana. Quanto a natureza da abordagem e interpretação do objeto de estudo, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, que teve seu começo marcado a partir de entrevistas semi-abertas que sinalizaram alguns aspectos envolvidos na abordagem de temas locais. Os conteúdos-chave foram submetidos a análise crítica a partir da abordagem no contexto local e global, isto é, nas suas relações com outros lugares e também através de categorias ligadas à aspectos históricos, ou seja, às transformações e às previsões futuras. A utilização de materiais didáticos alternativos ao livro didático, tiveram algumas questões aprofundadas em relação a sua adequação a abordagem dos conteúdos. Após análise das entrevistas realizadas com 14 professoras atuantes na rede de ensino pública e privada no Município de Florianópolis, foi possível traçar um perfil acerca das concepções sobre Espaço e Tempo, à luz das representações e idéias modernas e contemporâneas acerca destes conceitos. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
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dc.subject.classification |
Curriculos |
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dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
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dc.subject.classification |
Geografia (Primeiro grau) |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.title |
Espaços marcados pela trajetória do tempo: metodologia e prática didático-pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental, em Florianópolis - SC |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Delizoicov, Demetrio |
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