O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jantsch, Ari Paulo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schroeder, Nilva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T06:43:21Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T06:43:21Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179127 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proeminência dos debates sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação desdobra-se em um conjunto de problemas de ordem política, filosófica e pedagógica, que representam desafios para a escola. Particularmente a celeridade das transformações tecnológicas mobiliza os professores que se ocupam com a formação de profissionais que atuam nas áreas ligadas a essas tecnologias, exigindo que façam escolhas relativas ao conteúdo do trabalho educativo escolar. Diante dessa problemática, buscamos na voz do professor elementos para compreender as relações entre educação e tecnologia numa perspectiva sócio-histórica, visando reflexões sobre limites e possibilidades de realizar um trabalho educativo a favor da humanização. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, mediante a interlocução com professores que atuam na área de telecomunicações. Dentre as reflexões construídas a partir do discurso dos professores, enfatiza-se a relevância da priorização do conhecimento entendido como saber objetivo historicamente construído. Destaca-se que para lidar com as transformações tecnológicas a escola não precisa traduzir as novidades em conteúdo curricular, ou seja, poderá preocupar-se menos com a inserção de novas tecnologias e ocupar-se mais com o tratamento dos conceitos. As possibilidades de um técnico acompanhar transformações está sobretudo relacionada às condições que este indivíduo tem para interpretar e compreender os modelos teóricos e os princípios de funcionamento da tecnologia, bem como à sua compreensão da prática tecnológica numa perspectiva sócio-histórica que apreende, além dos aspectos de ordem técnica, os de ordem organizacional e cultural |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar