O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação

DSpace Repository

A- A A+

O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jantsch, Ari Paulo pt_BR
dc.contributor.author Schroeder, Nilva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T06:43:21Z
dc.date.available 2012-10-19T06:43:21Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179127 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81674
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação pt_BR
dc.description.abstract A proeminência dos debates sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação desdobra-se em um conjunto de problemas de ordem política, filosófica e pedagógica, que representam desafios para a escola. Particularmente a celeridade das transformações tecnológicas mobiliza os professores que se ocupam com a formação de profissionais que atuam nas áreas ligadas a essas tecnologias, exigindo que façam escolhas relativas ao conteúdo do trabalho educativo escolar. Diante dessa problemática, buscamos na voz do professor elementos para compreender as relações entre educação e tecnologia numa perspectiva sócio-histórica, visando reflexões sobre limites e possibilidades de realizar um trabalho educativo a favor da humanização. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica Federal de Santa Catarina, mediante a interlocução com professores que atuam na área de telecomunicações. Dentre as reflexões construídas a partir do discurso dos professores, enfatiza-se a relevância da priorização do conhecimento entendido como saber objetivo historicamente construído. Destaca-se que para lidar com as transformações tecnológicas a escola não precisa traduzir as novidades em conteúdo curricular, ou seja, poderá preocupar-se menos com a inserção de novas tecnologias e ocupar-se mais com o tratamento dos conceitos. As possibilidades de um técnico acompanhar transformações está sobretudo relacionada às condições que este indivíduo tem para interpretar e compreender os modelos teóricos e os princípios de funcionamento da tecnologia, bem como à sua compreensão da prática tecnológica numa perspectiva sócio-histórica que apreende, além dos aspectos de ordem técnica, os de ordem organizacional e cultural pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia pt_BR
dc.subject.classification Comunicação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.title O trabalho educativo escolar no mundo ds transformações das tecnologias da informação e da comunicação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179127.pdf 9.558Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar