Equipes de aprendizagem e satisfação pessoal no trabalho: um estudo de caso

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Equipes de aprendizagem e satisfação pessoal no trabalho: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Salm, Jose Francisco pt_BR
dc.contributor.author Tomelin, Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:13:52Z
dc.date.available 2012-10-19T04:13:52Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 178846 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81456
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract O grande desafio com que as organizações têm se defrontado, nos últimos anos, é o de encontrar novas e eficientes maneiras de gerenciar e conduzir seus negócios, em meio a um ambiente que vem se caracterizando por um nível sempre maior de turbulência e instabilidade. Profundas e sempre mais rápidas transformações em todos os domínios da vida humana associada parecem sinalizar que está ocorrendo uma verdadeira ruptura com o passado para dar início a uma nova era. No âmbito das organizações, os tradicionais e desgastados modelos de administrar já não respondem de forma adequada às novas exigências e imprevisibilidades do mercado. Sempre maior flexibilidade e capacidade de adaptação a cenários que se modificam a cada dia, juntamente com a busca e desenvolvimento da habilidade de assimilar, de maneira tempestiva, novos conhecimentos e de absorver tecnologias sempre mais atualizadas, a partir de uma nova postura gerencial e mercadológica, transformou-se em imperativo imprescindível à sobrevivência. Não por acaso, a questão da aprendizagem organizacional passou a despertar sempre mais atenção e interesse nos meios acadêmicos e empresariais, sobretudo, a partir da publicação da obra As Cinco Disciplinas, de Peter Senge (1990). Todavia, apesar de todas as discussões e debates que o tema já tem provocado e ainda provoca, persiste grande carência de exemplos concretos onde a teoria tenha sido aplicada na prática organizacional. O presente trabalho propõe-se a contribuir para reduzir essa deficiência, descrevendo a implantação da metodologia Equipes de Aprendizagem, instituída com o objetivo de promover a aprendizagem e disseminação de conhecimentos, a partir da proposta de Senge, no âmbito de uma organização, aqui denominada Captabras. Fugindo dos modelos convencionais de treinamento, a experiência foi contextualizada e correlacionada com a natureza e premissas das organizações formais e com os pressupostos da aprendizagem e do conhecimento organizacionais, estabelecendo-se sua relação com a questão das equipes de trabalho. A partir desse contexto, o trabalho busca investigar e discutir qual a contribuição para o desenvolvimento humano, aqui entendido como os fatores intrínsecos de motivação, que a metodologia Equipes de Aprendizagem trouxe aos empregados envolvidos diretamente no processo pt_BR
dc.format.extent xi, 151 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Organização pt_BR
dc.subject.classification Motivação no trabalho pt_BR
dc.subject.classification Satisfação no trabalho pt_BR
dc.title Equipes de aprendizagem e satisfação pessoal no trabalho: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
178846.pdf 0bytes PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar