O cotidiano das práticas de educação física escolar e o disciplinamento dos corpos: um estudo de caso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Andalo, Carmen Silvia de Arruda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bastos, Sadi Ricardo da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T03:36:53Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T03:36:53Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
180632 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81423 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de caso que teve como objetivo geral, investigar o cotidiano das práticas pedagógicas de Educação Física em uma escola específica, nas séries iniciais no ensino fundamental (1º a 4º série), suas brincadeiras e jogos e sua relação com o disciplinamento dos corpos dos alunos, contribuindo para a reflexão e ressignificação destas práticas pedagógicas no tocante às brincadeiras e jogos realizados usualmente nestas séries com vistas à construção de sujeitos emancipados, capazes de vivenciar livremente as manifestações corpóreas. A pesquisa constituiu-se em cinco partes, sendo que a primeira procura situar o problema, descrevendo um pouco da trajetória do pesquisador, a segunda traz algumas reflexões sobre o disciplinamento dos corpos, na terceira estão colocadas abordagens referentes aos jogos, às brincadeiras e os brinquedos, na quarta é apresentada a metodologia do trabalho e na última as discussões e análise dos dados coletados. Por se tratar de um estudo de caso este trabalho não permite conclusões de caráter generalizador, entretanto, permite-se ousar fazer algumas considerações de caráter mais amplo sobre a temática. A docente investigada parece não estar inteirada de toda a discussão desenvolvida a respeito do caráter pedagógico que a Educação Física vem assumindo. Seu discurso oscila entre uma visão oriunda da psicomotricidade e uma perspectiva esportivista que prepara os alunos para as técnicas desportivas. Evidenciou-se o caráter disciplinador dos corpos das crianças que predominava em suas aulas, assim como o entendimento dos jogos e das brincadeiras enquanto um momento de descarga de energia acumulada em sala de aula pelas crianças. Tratando-se mais especificamente dos jogos e das brincadeiras, sugere-se que se dedique a estes a importância no sentido de resgatar não só o prazer, a espontaneidade e a ludicidade dos alunos, mas também de integrar à escola a sua cultura e seu meio, ou seja, resgatar o papel de sujeitos ativos dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 119 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação fisica para crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
O cotidiano das práticas de educação física escolar e o disciplinamento dos corpos: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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