Design de um ambiente computadorizado para introdução à aprendizagem de álgebra
Show full item record
Title:
|
Design de um ambiente computadorizado para introdução à aprendizagem de álgebra |
Author:
|
Oliveira, Sinval de
|
Abstract:
|
O trabalho apresenta uma síntese que procura caracterizar a forma como tradicionalmente se ensina álgebra no ensino fundamental, bem como, as principais dificuldades encontradas pelos alunos no seu aprendizado, e logo após aponta-se uma perspectiva norteadora do trabalho, que caracteriza a álgebra como um processo de produção de significados de forma cooperativa no interior de uma atividade.Discute-se por um lado, as contribuições da psicologia cognitiva articulada com os computadores e o ensino de álgebra, bem como a apresentação de algumas experiências que caracterizam as potencialidades dessa tríade confluência (aprendizagem de álgebra - psicologia cognitiva - computadores).Por fim, apresenta-se o design de um ambiente computadorizado para aprendizagem de álgebra, voltado para o ensino fundamental, que procura levar em consideração o conjunto de orientações identificadas. Dentre elas uma concepção de álgebra que consubstancia o trabalho cooperativo com os artefatos das novas tecnologias |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80288
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar