dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ludvig, Valmir Coelho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T05:23:20Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T05:23:20Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
194836 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79565 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A motivação da pesquisa nasce da busca de um maior entendimento das linguagens utilizadas pelos movimentos sociais para expressar o que pensam, o que vivem, o que sentem, como se comunicam. Durante alguns anos com trabalhos populares através da Pastoral Operária, Pastoral da Juventude, Movimentos de Bairros, Sindicatos e Partido Político nos chamou a atenção de modo particular um detalhe: muitas vezes usávamos da palavra para expor determinados pontos de vista e havia muita dificuldade das pessoas entenderem. Inventávamos várias formas de nos fazer entender. Com alguns grupos a fala ia bem. Com outros nem tanto. Mas observávamos que a canção passava as mensagens, os conteúdos com menos conflito. Não que quiséssemos fugir dele, mas queríamos que a partir dele se avançasse nas discussões e que tivesse conseqüências práticas rumo a construção de uma sociedade solidária, fraterna, justa, com distribuição de renda e condições de vida digna para todos. A partir da análise de algumas canções - cantadas pelo " Grupo dos Quarenta " (grupo composto por 40 jovens oriundos de vários outros grupos que também utilizavam essas canções ) - pode-se dizer que as canções utilizadas refletiam o projeto de sociedade desses grupos e contribuíram para consolidar esse projeto nos espaços onde os jovens atuavam. Essa caminhada e essa linguagem expressam o amor, a alegria, a confirmação, a rebeldia, a revolta, o protesto, o compromisso com a mudança. Arrancam risos, choros, aplausos, vaias. Mexem com sentimentos individuais e coletivos. O presente trabalho busca resgatar e analisar algumas canções cantadas nessa época em Brusque por grupos de jovens inseridos no campo social. As canções expressam o projeto de vida do "Grupo dos Quarenta", o contexto, sua caminhada e onde se encontram hoje. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Movimentos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brusque (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Canções |
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dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brusque (SC) |
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dc.title |
Pão e poesia: a canção na luta popular em Brusque dos anos 80 a 95 |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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