Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bornia, Antonio Cezar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, Fábio Henrique |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T02:46:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T02:46:55Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175867 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A formação do preço de venda em épocas passadas foi considerado como fator secundário para a gestão empresarial, porém com o passar dos tempos detectou-se a necessidade de se conhecer mais profundamente esta ferramenta que nos dias atuais é de extrema importância para a tomada de decisões gerenciais. Em virtude disto viu-se a necessidade de se conhecer a fundo e detalhadamente todos os custos pertinentes a operacionalização da empresa, bem como estar sempre atento sobre as oscilações existentes no mercado e as exigências e necessidades do consumidor. Acredita-se que as micros e pequenas empresas são as mais carentes de suportes e subsídios em relação a formação do preço de venda em virtude muitas vezes da pouca ou nenhuma capacidade técnica de seus dirigentes aliada a falta de um suporte e auxílio mais especializado nesta área. O presente trabalho aborda primeiramente todos os pontos que julgam-se importantes analisar para que se possa foemar correta e conscientemente o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado consumidor. Estes pontos abordados no presente trabalho referem-se a uma análise detalhada do mercado consumidor aonde está localizada a empresa, bem como os fatores que integram a maneira de se formar o preço de venda, salientando-se o custo que é de extrema importância. Analisando-se posteriormente as estratégias de preços mais comuns utilizadas por empresas e concorrências na luta por um melhor posicionamento no mercado em que atuam. Em virtude destas dificuldades encontradas nas micros e pequenas empresas é que objetivou-se propor uma metodologia que julga-se a mais correta para que os gestores possam obter todas as informações necessárias e conhecer prioritariamente como realizar a análise e a alocação de cada item objetivando formar corretamente o preço de seus produtos ou serviços.Finalizando o trabalho, realizou-se uma aplicação prática em uma micro empresa enfatizando-se algumas situações que poderão ser encontradas no dia-a-dia de sua operacionalização. |
pt_BR |
dc.format.extent |
158 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Preços |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Determinação |
pt_BR |
dc.title |
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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