Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas
Show full item record
Title:
|
Metodologia de formação de preço de venda para micros e pequenas empresas |
Author:
|
Pereira, Fábio Henrique
|
Abstract:
|
A formação do preço de venda em épocas passadas foi considerado como fator secundário para a gestão empresarial, porém com o passar dos tempos detectou-se a necessidade de se conhecer mais profundamente esta ferramenta que nos dias atuais é de extrema importância para a tomada de decisões gerenciais. Em virtude disto viu-se a necessidade de se conhecer a fundo e detalhadamente todos os custos pertinentes a operacionalização da empresa, bem como estar sempre atento sobre as oscilações existentes no mercado e as exigências e necessidades do consumidor. Acredita-se que as micros e pequenas empresas são as mais carentes de suportes e subsídios em relação a formação do preço de venda em virtude muitas vezes da pouca ou nenhuma capacidade técnica de seus dirigentes aliada a falta de um suporte e auxílio mais especializado nesta área. O presente trabalho aborda primeiramente todos os pontos que julgam-se importantes analisar para que se possa foemar correta e conscientemente o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado consumidor. Estes pontos abordados no presente trabalho referem-se a uma análise detalhada do mercado consumidor aonde está localizada a empresa, bem como os fatores que integram a maneira de se formar o preço de venda, salientando-se o custo que é de extrema importância. Analisando-se posteriormente as estratégias de preços mais comuns utilizadas por empresas e concorrências na luta por um melhor posicionamento no mercado em que atuam. Em virtude destas dificuldades encontradas nas micros e pequenas empresas é que objetivou-se propor uma metodologia que julga-se a mais correta para que os gestores possam obter todas as informações necessárias e conhecer prioritariamente como realizar a análise e a alocação de cada item objetivando formar corretamente o preço de seus produtos ou serviços.Finalizando o trabalho, realizou-se uma aplicação prática em uma micro empresa enfatizando-se algumas situações que poderão ser encontradas no dia-a-dia de sua operacionalização. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79369
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar