Alfabetização científica no contexto das séries iniciais /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Delizoicov, Demetrio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lorenzetti, Leonir |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T01:58:26Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T01:58:26Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
161264 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79312 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo consiste em uma reflexão e contribuição das Ciências Naturais para o desenvolvimento da Alfabetização Científica nas Séries Iniciais, analisando os significados e contribuições da alfabetização científica no contexto escolar, para o processo ensino-aprendizagem. Considerando-se que esta temática é pouco discutida nos meios educacionais brasileiros, o trabalho apresenta as discussões que giram em torno do tema em vários países, demonstrando como ele vem sendo discutido e contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências Naturais. Estes dados bibliográficos, aliados ao estudo da alfabetização, propiciaram o desenvolvimento de um conceito de alfabetização para as Séries Iniciais, compreendido como o processo pelo qual a linguagem das Ciências Naturais adquire significados, constituindo-se num meio de ampliação da cultura. Enfatiza-se que a alfabetização científica é uma atividade vitalícia, sendo sistematizada no espaço escolar, mas transcendendo suas dimensões para os espaços educativos não formais, permeados pelas diferentes mídias e linguagens. Assim, é apresentada uma estrutura de programação, na qual destaca-se dez iniciativas didático-metodológicas que podem contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica, tendo em vista que aumentar e desenvolver a alfabetização científica é uma necessidade cultural, uma vez que os conteúdos das Ciências Naturais devem ser desenvolvidos de forma a possibilitar a compreensão dos conceitos científicos, contribuindo para o entendimento, a discussão e a intervenção neste mundo em evolução constante. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciências (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização científica no contexto das séries iniciais / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar