Sala de aula sem paredes: um estudo do pensamento de Herbert Marshall McLuhan e suas implicações educacionais /

DSpace Repository

A- A A+

Sala de aula sem paredes: um estudo do pensamento de Herbert Marshall McLuhan e suas implicações educacionais /

Show full item record

Title: Sala de aula sem paredes: um estudo do pensamento de Herbert Marshall McLuhan e suas implicações educacionais /
Author: Martins, Josenei
Abstract: Vivemos um momento de intensificação do uso de tecnologias digitais. Em decorrência vem sendo materializadas uma série de reestruturações nas formas de convivência entre as pessoas e, inclusive, no próprio campo da subjetividade. Na década de sessenta, Herbert Marshall McLuhan já propunha análises a respeito dos efeitos das tecnologias de informação e comunicação sobre o nosso sensório e, por conseqüência, sobre os modos de ser dos indivíduos nas sociedades. Muitos dos postulados e prospecções de McLuhan vêm conhecendo a materialidade no contexto do que se convencionou chamar Terceira Revolução Industrial. Apesar de sua obra ser perpassada por uma postura analítica tecnocêntrica, muitas são as contribuições do seu pensamento para a compreensão das relações entre tecnologia e sociedade. Essas contribuições encontram-se diluídas nas obras de diversos pesquisadores contemporâneos, mesmo quando a fonte original é omitida. Expressões utilizadas como metáforas: "aldeia global", "aula sem paredes", "o meio é a mensagem", "a era eletrônica", "a galáxia de Gutenberg", "retribalização da humanidade", compreendidas enquanto dinâmicas sociais possíveis a partir da crescente tecnificação dos atuais espaços vivenciais são de grande valia para as reflexões em torno das questões educacionais colocadas pela contemporaneidade, especialmente educação a distância e educação continuada.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79109
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
171207.pdf 9.178Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar