Participação das famílias na instituição pública de educação infantil: limites e possibilidades /

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Participação das famílias na instituição pública de educação infantil: limites e possibilidades /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zago, Nadir pt_BR
dc.contributor.author Fonseca, Marilde Juçara da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T21:07:26Z
dc.date.available 2012-10-17T21:07:26Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 177320 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78942
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo central que norteia este estudo é compreender, na prática de uma instituição pública de Educação Infantil, como ocorre a participação das famílias e qual seu significado para elas. Para o alcance deste objetivo, investigo um Núcleo de Educação Infantil que desenvolve seu trabalho a partir de um Projeto Político-Pedagógico que tem, como princípio, a democratização da instituição. A investigação privilegia técnicas qualitativas de análise e, para examinar, em profundidade, os aspectos que envolvem a complexidade da participação das famílias, optei por um estudo de caso do tipo etnográfico. O referencial teórico que subsidia a análise de dados indica a necessidade de compreender o cotidiano como um momento singular do movimento social. Nessa perspectiva, complemento as observações de campo com dados advindos das políticas educacionais, destacando as mudanças sócio-políticas e suas influências na participação da sociedade, no processo educativo. No cotidiano do Núcleo de Educação Infantil, busco esclarecer as dinâmicas de participação coletiva, a partir das modalidades formais e informais. Nesse sentido, analiso as formas de participação das famílias, limites e possibilidades de cada instância coletiva nesse processo: Associação de Pais e Professores (APP), reuniões de pais, mutirões e festas. pt_BR
dc.format.extent v, 115 f.| il., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Organização e administração pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Educação - pt_BR
dc.subject.classification Participação dos pais pt_BR
dc.title Participação das famílias na instituição pública de educação infantil: limites e possibilidades / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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