Participação das famílias na instituição pública de educação infantil: limites e possibilidades /
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zago, Nadir |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fonseca, Marilde Juçara da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T21:07:26Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T21:07:26Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177320 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78942 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo central que norteia este estudo é compreender, na prática de uma instituição pública de Educação Infantil, como ocorre a participação das famílias e qual seu significado para elas. Para o alcance deste objetivo, investigo um Núcleo de Educação Infantil que desenvolve seu trabalho a partir de um Projeto Político-Pedagógico que tem, como princípio, a democratização da instituição. A investigação privilegia técnicas qualitativas de análise e, para examinar, em profundidade, os aspectos que envolvem a complexidade da participação das famílias, optei por um estudo de caso do tipo etnográfico. O referencial teórico que subsidia a análise de dados indica a necessidade de compreender o cotidiano como um momento singular do movimento social. Nessa perspectiva, complemento as observações de campo com dados advindos das políticas educacionais, destacando as mudanças sócio-políticas e suas influências na participação da sociedade, no processo educativo. No cotidiano do Núcleo de Educação Infantil, busco esclarecer as dinâmicas de participação coletiva, a partir das modalidades formais e informais. Nesse sentido, analiso as formas de participação das famílias, limites e possibilidades de cada instância coletiva nesse processo: Associação de Pais e Professores (APP), reuniões de pais, mutirões e festas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
v, 115 f.| il., tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Organização e administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Participação dos pais |
pt_BR |
dc.title |
Participação das famílias na instituição pública de educação infantil: limites e possibilidades / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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