Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Campos, Neide Pelaez de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T19:35:00Z
dc.date.available 2012-10-17T19:35:00Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174482 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Na medida em que o ser humano encontrou o caminho do conhecimento, passou a criar através do sensível e do racional para satisfazer necessidades espirituais e materiais de acordo com o tempo e o espaço. Isto leva a questionar: quais os conhecimentos necessários a nossa época? Sob esta ótica, fundamentada em pesquisa e experiência pessoal e profissional, elaborou-se a afirmativa: a Construção do Olhar Estético-Crítico do Professor do Ensino Fundamental é um dos conhecimentos necessários à contemporaneidade. O olhar sensível e cognitivo para o 'mundo' possibilita a formação do professor estético e ético que, voltado para os contextos sociais, pode levar à formação da consciência estético-crítica. Nessa perspectiva, o sujeito pode contribuir para romper os obstáculos das desigualdades sociais. Os contextos vivenciais são espaços de significações, 'cenários' adequados para a construção do olhar. O indivíduo, a paisagem natural e cultural, o mundo em que habitamos são imagens construídas pelos elementos da linguagem visual: linha, forma, textura, cor, luz, volume, que, articulados, dão forma aos conteúdos. Interpretá-los possibilita apreensão e compreensão do nosso tempo. Com o objetivo de investigar a construção do olhar estético-crítico, foi elaborada e sistematizada a Proposta Pedagógica, aplicada através da modalidade pesquisa-ação, tendo como sujeitos de pesquisa professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Ijuí no Estado do Rio Grande do Sul, realizada em dezembro de 1999. pt_BR
dc.format.extent x, 173 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Arte pt_BR
dc.subject.classification Percepção visual pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.title Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
174482.pdf 72.24Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar