Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
Show full item record
Title:
|
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
Author:
|
Campos, Neide Pelaez de
|
Abstract:
|
Na medida em que o ser humano encontrou o caminho do conhecimento, passou a criar através do sensível e do racional para satisfazer necessidades espirituais e materiais de acordo com o tempo e o espaço. Isto leva a questionar: quais os conhecimentos necessários a nossa época? Sob esta ótica, fundamentada em pesquisa e experiência pessoal e profissional, elaborou-se a afirmativa: a Construção do Olhar Estético-Crítico do Professor do Ensino Fundamental é um dos conhecimentos necessários à contemporaneidade. O olhar sensível e cognitivo para o 'mundo' possibilita a formação do professor estético e ético que, voltado para os contextos sociais, pode levar à formação da consciência estético-crítica. Nessa perspectiva, o sujeito pode contribuir para romper os obstáculos das desigualdades sociais. Os contextos vivenciais são espaços de significações, 'cenários' adequados para a construção do olhar. O indivíduo, a paisagem natural e cultural, o mundo em que habitamos são imagens construídas pelos elementos da linguagem visual: linha, forma, textura, cor, luz, volume, que, articulados, dão forma aos conteúdos. Interpretá-los possibilita apreensão e compreensão do nosso tempo. Com o objetivo de investigar a construção do olhar estético-crítico, foi elaborada e sistematizada a Proposta Pedagógica, aplicada através da modalidade pesquisa-ação, tendo como sujeitos de pesquisa professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Ijuí no Estado do Rio Grande do Sul, realizada em dezembro de 1999. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar