dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Angotti, Jose Andre Peres |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Frota, Paulo Rômulo de Oliveira. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T18:36:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T18:36:00Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
152710 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78743 |
|
dc.description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com base no referencial Histórico-Cultural, submeteu-se 140 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 14 anos, escolarizados e com competência computacional, ao desafio do jogo da distância, um software multimídia que simula uma corrida entre um maratonista, um ciclista e um automobilista, numa pista oval de 300 metros. Após escolher a modalidade de corrida, soa o toque de uma sirene, nas modalidades ramdômicas de tempo curto (2s), médio (5 s) e longo (8 s), depois do qual o sujeito move-se com o mouse pela pista marcando os espaço percorridos conforme a duração do som. Tabelas e gráficos são emitidos para análise a partir do processo estatístico da Regressão Logística. Verificou-se que 69,0% da amostra obteve êxito na integração dos conceitos de velocidade, espaço e tempo, sendo a 6ª série, aos 12 anos que concentra-se o maior percentual de integrações consideradas em conformidade com o modelo teórico utilizado (83,0%). Observou-se que o sucesso no processo de integração das variáveis é dependente dos motivos que levam os sujeitos ao jogo (lúdico, desafio e domínio de conteúdo) e que as estratégias mentais utilizadas podem ser classificadas em três grandes níveis: Cinestésicas, Lógico-Verbais e Lógico-Matemáticas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiii, 176f.| il., grafs. tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição nas crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conceitos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Velocidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Espaço e tempo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estimulos sensoriais |
pt_BR |
dc.title |
Velocidade, espaço e tempo :: uma investigação da atividade cognitiva a partir de estímulos sensoriais mediados pelo computador / |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |