A prática de ensino no curso de pedagogia: um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996) /

DSpace Repository

A- A A+

A prática de ensino no curso de pedagogia: um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996) /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Vânia Beatriz Monteiro da pt_BR
dc.contributor.author Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:08:21Z
dc.date.available 2012-10-17T18:08:21Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 177021 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78703
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo básico desta pesquisa concentra-se em focalizar como a literatura produzida nos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino - ENDIPEs - aborda as questões relacionadas à unidade disciplinar Prática de Ensino, no curso de Pedagogia. A fonte principal deste estudo consiste nos textos elaborados pelos participantes deste evento, nos anos de 1994 e 1996. Procurou-se compreender a Prática de Ensino em seu contexto histórico no interior do curso de Pedagogia, o qual abrange os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e educacionais. O resultado da investigação aponta para uma multiplicidade de enfoques atribuídos à Prática de Ensino: extensivo, investigativo, interdisciplinar e de aplicação de conhecimentos. Esses diferentes enfoques podem ser interpretados como uma tentativa de resolver/amenizar os problemas que envolvem o processo de formação de professores, em especial a dicotomia entre teoria e prática. Com o intuito de superá-la, entende-se que tais caracteres demarcam duas concepções de Prática de Ensino: uma se restringe à ótica interna da disciplina, evidenciada nos trabalhos que concebem a Prática de Ensino com caráter extensivo e investigativo; a outra, em um sentido mais amplo, abarca o âmbito curricular do curso de Pedagogia, encontrada nos textos que desenvolvem a PE com caráter interdisciplinar. Tais concepções revelam os esforços empreendidos pelos participantes dos ENDIPEs na construção da identidade da Prática de Ensino como uma disciplina de produção de conhecimentos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title A prática de ensino no curso de pedagogia: um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996) / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
177021.pdf 8.059Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar