A prática de ensino no curso de pedagogia: um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996) /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Vânia Beatriz Monteiro da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T18:08:21Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T18:08:21Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78703 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo básico desta pesquisa concentra-se em focalizar como a literatura produzida nos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino - ENDIPEs - aborda as questões relacionadas à unidade disciplinar Prática de Ensino, no curso de Pedagogia. A fonte principal deste estudo consiste nos textos elaborados pelos participantes deste evento, nos anos de 1994 e 1996. Procurou-se compreender a Prática de Ensino em seu contexto histórico no interior do curso de Pedagogia, o qual abrange os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e educacionais. O resultado da investigação aponta para uma multiplicidade de enfoques atribuídos à Prática de Ensino: extensivo, investigativo, interdisciplinar e de aplicação de conhecimentos. Esses diferentes enfoques podem ser interpretados como uma tentativa de resolver/amenizar os problemas que envolvem o processo de formação de professores, em especial a dicotomia entre teoria e prática. Com o intuito de superá-la, entende-se que tais caracteres demarcam duas concepções de Prática de Ensino: uma se restringe à ótica interna da disciplina, evidenciada nos trabalhos que concebem a Prática de Ensino com caráter extensivo e investigativo; a outra, em um sentido mais amplo, abarca o âmbito curricular do curso de Pedagogia, encontrada nos textos que desenvolvem a PE com caráter interdisciplinar. Tais concepções revelam os esforços empreendidos pelos participantes dos ENDIPEs na construção da identidade da Prática de Ensino como uma disciplina de produção de conhecimentos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
A prática de ensino no curso de pedagogia: um olhar sobre a produção dos ENDIPEs (1994 e 1996) / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar