Uma proposta de treinamento via WEB (WBT) assíncrono, supervisionado, centrado no aluno

DSpace Repository

A- A A+

Uma proposta de treinamento via WEB (WBT) assíncrono, supervisionado, centrado no aluno

Show full item record

Title: Uma proposta de treinamento via WEB (WBT) assíncrono, supervisionado, centrado no aluno
Author: Casagrande, Jorge Henrique Busatto
Abstract: Atualmente, a maioria dos treinamentos são executados na forma presencial. Apesar da grande oferta e variedade, esses treinamentos apresentam, em muitos casos, deficiências no processo de ensino-aprendizagem. Muitas soluções têm surgido na tentativa de superar ou aliviar as principais barreiras para a realização de treinamento de interesse pessoal ou empresarial. Tais barreiras decorrem especialmente da falta de eficiência, de elevados custos diretos ou indiretos e de escassez de tempo. Apresenta-se como objetivo geral deste trabalho propor como solução para esses problemas a informatização do treinamento, sob a forma de multimídia, aliada com os potenciais recursos da Internet, culminando, entre as possibilidades pesquisadas, um modelo de Treinamento Via Web (WBT). Entre os objetivos específicos do trabalho, destacam-se: apresentar o WBT como alternativa econômica para substituição dos treinamentos presenciais, permitindo que qualquer aluno aprenda, em qualquer lugar, em qualquer tempo, qualquer tema de seu interesse; destacar a flexibilidade na execução do curso em um ambiente atrativo, segundo o ritmo imposto pelo aluno dentro de premissas construtivistas; propor uma alternativa que minimiza o problema da largura de banda no WBT; mostrar que a construção modular de um WBT facilita a administração e atualização dos cursos. Após considerar-se o perfil do usuário que se deseja atender, opta-se por um modelo supervisionado de WBT de rápida implementação, para uma quantidade não limitada de alunos, utilizando ferramentas adequadas para concentrar o treinamento na condução pelo próprio aluno. Um protótipo parcial desse modelo é implementado e aplicado para uma amostra de pessoas de variadas idades, graus de instrução e atividades profissionais, dentro do território brasileiro. Avaliados os resultados, comprova-se que os pontos fracos de um treinamento presencial ficam bastante atenuados no WBT, que se destaca como uma forma eficaz de aprendizado. O impacto positivo revelado neste modelo confirma as expectativas do crescimento exponencial deste mercado, justificando a continuidade deste trabalho.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78632
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
171377.pdf 1.622Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar