Um novo significado para educação tecnológica fundamentado na informática como artefato mediador da aprendizagem
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves, Joao Bosco da Motta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Komosinski, Leandro Jose |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T15:30:57Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T15:30:57Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177242 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78522 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na presente tese investiga-se as relações entre a Informática e a Educação no contexto da Educação Tecnológica. A discussão de questões didáticas e pedagógicas específi-cas para este segmento educacional (formado basicamente pelos cursos de graduação das engenharias e os de Computação) ainda é um terreno relativamente pouco explorado no Brasil. Ao mesmo tempo, questões mais pragmáticas como, por exemplo, a disseminação da Internet, têm impulsionado a implantação de uma pedagogia que prega o uso do computador nos processos de ensino e de aprendizagem como um método garantido e automático de melhoria da educação. Procura-se, neste trabalho, estabelecer-se uma reflexão que em muito se contrapõe à essa visão excessivamente pragmática. A reflexão sobre as práticas educacionais empregadas na Educação Tecnológica e o estudo realizado das principais correntes de pensamento sobre a psicologia da aprendizagem permitiram a teorização sobre as transformações desejáveis no modelo pedagógico atual. As mudanças visam ampliar o leque de competências profissionais que devem ser ensina-das/aprendidas e redefinir o significado de ensinar/aprender. Além de dominar o conhecimento científico e tecnológico específico da sua área, o profissional deve dominar outras habilidades como autonomia, liderança, iniciativa, cooperação, criatividade, senso crítico, senso ético, etc. Para que isso seja possível, os atos de ensinar/aprender centrados no professor e voltados para o repasse/reprodução descontextualizado do conhecimento devem ser substituídos por atos mediados de construção contextualizada do conhecimento. O trabalho apresenta, no seu aspecto de originalidade, os elementos iniciais de um modelo pedagógico inspirado na Teoria da Atividade que implementa, na prática, a transformação educacional preconizada. No modelo, a Informática aparece como um artefato mediador da aprendizagem. Apresenta-se também o protótipo de um software educacional que implemen-ta um conjunto de atividades de aprendizagem inspiradas na Teoria da Atividade. Este software define, assim, um espaço para o diálogo necessário à construção de significados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
146 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.title |
Um novo significado para educação tecnológica fundamentado na informática como artefato mediador da aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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