Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard /
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bianchetti, Lucídio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campagnolo, Antônio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T14:18:05Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T14:18:05Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
173121 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78432 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Através desta pesquisa objetivamos refletir, a partir da perspectiva bachelardiana, sobre a importância de conhecer quais são os obstáculos que se interpõem entre o aluno e suas manifestações em linguagem escrita no processo de escolarização formal. Visamos também apreender, através do desencadeamento de uma pesquisa-ação, as maneiras como estes obstáculos se materializam no dia-a-dia do trabalho dos professores e alunos e desencadeamos estratégias visando provocar as rupturas necessárias para a superação desses obstáculos. Partindo do pressuposto de que a construção e o registro de conceitos e da produção em geral na academia passam, fundamentalmente, pela escrita, vislumbramos a possibilidade e mesmo a necessidade de questionar e problematizar a forma de operacionalização dessa linguagem pelos professores escrita em sala de aula, uma vez que ela não se configura no desafio que deveria e poderia em função de obstáculos que acabam inibindo a concretização desse processo. Os aspectos problemáticos que norteiam a manifestação dos alunos nessa linguagem, enquanto práxis inerente ao ser/fazer universidade, apresentam-se, com especial intensidade, no momento da correção-avaliação das manifestações escritas dos acadêmicos. Os elementos empíricos para aprofundar a discussão/compreensão dessa problemática a fim de visualizar meios que possam contribuir para a superação de obstáculos pedagógicos e epistemológicos no processo da escrita foram obtidos em uma turma do Curso de Letras da UNOESC-Chapecó no ano de 1999. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
Obstáculos às manifestações em linguagem escrita: um estudo de caso a partir das contribuições de Gaston Bachelard / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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