A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais

DSpace Repository

A- A A+

A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jantsch, Ari Paulo pt_BR
dc.contributor.author Zambiasi, José Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T14:12:11Z
dc.date.available 2012-10-17T14:12:11Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175679 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78423
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é uma reflexão crítica sobre a positivização/despositivização da ciência, provocada pelas rupturas paradigmáticas da contemporaneidade, tendo em vista a formação do educador em ciências exatas e naturais. Diante da reprodução do ideário racional-positivista dos cursos de licenciatura em ciências exatas e naturais em muitas universidades, persistindo na abordagem fragmentada, causal e mecanicista do positivismo, defende-se a necessidade de uma epistemologia crítica e de uma reconstrução do conceito de ciência. Crítica-se a concepção da racionalidade autônoma, baseada em verdades absolutas da ciência ocidental, propondo-se uma razão aberta e dialógica, procurando-se recuperar o conceito de historicidade na construção do conhecimento, demonstrando que a ciência é o resultado de um processo, condicionado por uma multiplicidade de fatores sócio-culturais. Evidenciam-se alguns pontos cruciais da paradigmatologia contemporânea e de suas bases epistemológicas, abrindo horizontes para uma nova concepção de ciência, menos simplista e reducionista, consciente de suas limitações e pautada pelos princípios da incerteza e da complexidade, propondo-se a despositivização dos cursos de ciências exatas e naturais, rumo a uma nova cultura universitária, a uma razão aberta. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Ciencia - pt_BR
dc.subject.classification Positivismo pt_BR
dc.subject.classification Razao pt_BR
dc.subject.classification Construtivismo (Educação) pt_BR
dc.title A (des)positivização na formação do educador em ciências exatas e naturais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
175679.pdf 6.223Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar