Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem /

DSpace Repository

A- A A+

Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Silva, Valdete Teixeira da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T13:56:43Z
dc.date.available 2012-10-17T13:56:43Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 152892 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78407
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract A grande transformação que vem ocorrendo na sociedade, frente as novas tecnologias da informática, levaram ao desaparecimento de algumas profissões e ofícios, exigindo que o homem tenha novos requisitos intelectuais como: a capacidade de aprender novas habilidades, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado. Neste novo contexto a escola desempenha papel fundamental na formação do futuro profissional. A metodologia de ensino tradicional, a muito não satisfaz as necessidades do ser humano para enfrentar o novo mercado de trabalho, uma vez que visa, antes de mais nada, o simples repasse das informações. Tentando apresentar alternativa para alterar este "status quo" foi desenvolvido este trabalho que aborda a concepção teórica de uma "Shell" onde diferentes agentes pedagógicos, centrados em teorias de aprendizagens distintas, formam o módulo pedagógico de um ambiente computacional interativo. O módulo pedagógico desenvolvido leva em consideração diferentes estratégias de ensino e dentre as diferentes teorias de aprendizagens foram destacadas as centradas sobre a similaridade das tarefas baseadas nas teorias associacionistas e behaviorista representando o Agente Pedagógico I; a atividade do indivíduo no estabelecimento de uma significação baseada nas teorias da gestalt e cognitivas representando o Agente Pedagógico II; a abordagem construtivista baseada nas teorias representativas, cognitivas e social representando o Agente Pedagógico III; a abordagem sócio-construtivista representando o Agente pedagógico IV. pt_BR
dc.format.extent xi, 69f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.title Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
152892.pdf 13.86Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar