Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Valdete Teixeira da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T13:56:43Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T13:56:43Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
152892 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78407 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A grande transformação que vem ocorrendo na sociedade, frente as novas tecnologias da informática, levaram ao desaparecimento de algumas profissões e ofícios, exigindo que o homem tenha novos requisitos intelectuais como: a capacidade de aprender novas habilidades, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado. Neste novo contexto a escola desempenha papel fundamental na formação do futuro profissional. A metodologia de ensino tradicional, a muito não satisfaz as necessidades do ser humano para enfrentar o novo mercado de trabalho, uma vez que visa, antes de mais nada, o simples repasse das informações. Tentando apresentar alternativa para alterar este "status quo" foi desenvolvido este trabalho que aborda a concepção teórica de uma "Shell" onde diferentes agentes pedagógicos, centrados em teorias de aprendizagens distintas, formam o módulo pedagógico de um ambiente computacional interativo. O módulo pedagógico desenvolvido leva em consideração diferentes estratégias de ensino e dentre as diferentes teorias de aprendizagens foram destacadas as centradas sobre a similaridade das tarefas baseadas nas teorias associacionistas e behaviorista representando o Agente Pedagógico I; a atividade do indivíduo no estabelecimento de uma significação baseada nas teorias da gestalt e cognitivas representando o Agente Pedagógico II; a abordagem construtivista baseada nas teorias representativas, cognitivas e social representando o Agente Pedagógico III; a abordagem sócio-construtivista representando o Agente pedagógico IV. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 69f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
pt_BR |
dc.title |
Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar