Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem /

Mostrar registro completo

Título: Módulo pedagógico para um ambiente hipermídia de aprendizagem /
Autor: Silva, Valdete Teixeira da
Resumo: A grande transformação que vem ocorrendo na sociedade, frente as novas tecnologias da informática, levaram ao desaparecimento de algumas profissões e ofícios, exigindo que o homem tenha novos requisitos intelectuais como: a capacidade de aprender novas habilidades, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado. Neste novo contexto a escola desempenha papel fundamental na formação do futuro profissional. A metodologia de ensino tradicional, a muito não satisfaz as necessidades do ser humano para enfrentar o novo mercado de trabalho, uma vez que visa, antes de mais nada, o simples repasse das informações. Tentando apresentar alternativa para alterar este "status quo" foi desenvolvido este trabalho que aborda a concepção teórica de uma "Shell" onde diferentes agentes pedagógicos, centrados em teorias de aprendizagens distintas, formam o módulo pedagógico de um ambiente computacional interativo. O módulo pedagógico desenvolvido leva em consideração diferentes estratégias de ensino e dentre as diferentes teorias de aprendizagens foram destacadas as centradas sobre a similaridade das tarefas baseadas nas teorias associacionistas e behaviorista representando o Agente Pedagógico I; a atividade do indivíduo no estabelecimento de uma significação baseada nas teorias da gestalt e cognitivas representando o Agente Pedagógico II; a abordagem construtivista baseada nas teorias representativas, cognitivas e social representando o Agente Pedagógico III; a abordagem sócio-construtivista representando o Agente pedagógico IV.
Descrição: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78407
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
152892.pdf 13.86Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar