A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /

DSpace Repository

A- A A+

A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jantsch, Ari Paulo pt_BR
dc.contributor.author Andreis, Rosemari Ferrari pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T10:47:18Z
dc.date.available 2012-10-17T10:47:18Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174855 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Com a intenção de debater a articulação do formal e do histórico e discutir a paradigmatização (epistemológica) presente na práxis pedagógica de matemática no ensino universitário, realizamos um estudo de caso do Curso de Matemática da UNOESC - Chapecó. Embora a matemática seja classificada como Ciência Formal, o conhecimento matemático (assim como outro conhecimento) é produzido nas e pelas relações sociais. Esse conhecimento é expresso por uma linguagem que, através dos tempos, foi adquirindo um formalismo lógico e se tornando cada vez mais precisa e rigorosa. Para muitos professores, a matemática é importante justamente por ser considerada uma ciência neutra, universal, repleta de formalização, rigor e precisão. Nessa direção, para entender melhor a questão, procuramos resgatar o positivismo e o surgimento das três grandes matrizes do pensamento matemático contemporâneo, que são o Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo. E, ainda, discutimos a prática pedagógica na matemática, analisando a concepção de ensino e a tendência pedagógica adotada pelos professores na tentativa de entender e caminhar para a superação do paradigma clássico e da mera dedução formal no ensino de matemática, alçando vôo àquilo que denominamos Educação Matemática. Voltados para o paradigma da Educação Matemática, o importante não é apenas apropriar-se do conhecimento matemático acumulado, mas, também, e principalmente, compreender o papel que a matemática desempenha no cotidiano de cada ser, contribuindo para a formação do cidadão capaz de apreender, modificar e se relacionar na sociedade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Metodos de ensino pt_BR
dc.title A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
174855.pdf 4.601Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar