A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó /
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jantsch, Ari Paulo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Andreis, Rosemari Ferrari |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T10:47:18Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T10:47:18Z |
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dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
174855 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78141 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a intenção de debater a articulação do formal e do histórico e discutir a paradigmatização (epistemológica) presente na práxis pedagógica de matemática no ensino universitário, realizamos um estudo de caso do Curso de Matemática da UNOESC - Chapecó. Embora a matemática seja classificada como Ciência Formal, o conhecimento matemático (assim como outro conhecimento) é produzido nas e pelas relações sociais. Esse conhecimento é expresso por uma linguagem que, através dos tempos, foi adquirindo um formalismo lógico e se tornando cada vez mais precisa e rigorosa. Para muitos professores, a matemática é importante justamente por ser considerada uma ciência neutra, universal, repleta de formalização, rigor e precisão. Nessa direção, para entender melhor a questão, procuramos resgatar o positivismo e o surgimento das três grandes matrizes do pensamento matemático contemporâneo, que são o Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo. E, ainda, discutimos a prática pedagógica na matemática, analisando a concepção de ensino e a tendência pedagógica adotada pelos professores na tentativa de entender e caminhar para a superação do paradigma clássico e da mera dedução formal no ensino de matemática, alçando vôo àquilo que denominamos Educação Matemática. Voltados para o paradigma da Educação Matemática, o importante não é apenas apropriar-se do conhecimento matemático acumulado, mas, também, e principalmente, compreender o papel que a matemática desempenha no cotidiano de cada ser, contribuindo para a formação do cidadão capaz de apreender, modificar e se relacionar na sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodos de ensino |
pt_BR |
dc.title |
A matemática entre o formal e o histórico: a práxis pedagógica do professor de matemática da UNOESC - Chapecó / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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