O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais

DSpace Repository

A- A A+

O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moretti, Mericles Thadeu pt_BR
dc.contributor.author Grando, Neiva Ignes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T08:52:37Z
dc.date.available 2012-10-17T08:52:37Z
dc.date.issued 1998
dc.date.submitted 1998 pt_BR
dc.identifier.other 148682 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77939
dc.description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract Envolvendo diferentes contextos culturais, esta pesquisa teve como objetivo estudar o conhecimento matemático de medidas espaciais, com a finalidade de estabelecer relações de aproximação entre o mundo da escola e o mundo mais geral. Buscou-se verificar o grau de assimilação e aplicação dos conceitos matemáticos na escola e em contextos profissionais, no caso, junto a trabalhadores de serrarias, olarias e familarias. Para proceder a tal estudo, foram feitas entrevistas com trabalhadores dessas atividades e aplicados instrumentos a estudantes de 7a série do ensino fundamental e de 1o ano do ensino médio. As entrevistas eram do tipo semi-estruturadas, sendo, a partir delas, elaboradas situações-problema que envolveram sistemas de medidas de comprimento, superfície e volume, com ênfase em representações gráficas e nos conceitos de perímetro, área e volume. A análise dos dados teve como base a teoria histórico-cultural e a teoria dos campos conceituais. Constatou-se que os trabalhadores utilizam conhecimentos matemáticos de uma forma natural em suas atividades, com estratégias próprias, de acordo com cada situação. Por sua vez, os estudantes apresentaram grandes dificuldades ao se depararem com situações-problema cujo conteúdo se origina da atividade de trabalho, embora envolvam conceitos matemáticos da sua atividade de estudo. A principal conclusão deste estudo é que a escola, se quer atingir seus objetivos,precisa repensar o processo ensino-aprendizagem, proporcionando condições de contextualização da atividade de estudo. pt_BR
dc.format.extent vi, 208f.| il., tabs. +anexos pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Percepção espacial pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Volume pt_BR
dc.subject.classification Percepção pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
148682.pdf 7.239Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar