A educação de adultos e a construção de novas ontogenias

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A educação de adultos e a construção de novas ontogenias

Mostrar registro completo

Título: A educação de adultos e a construção de novas ontogenias
Autor: Andriani, Márcia de Oliveira
Resumo: Este trabalho pretende estabelecer uma nova concepção teórica para a educação de adultos capaz de, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento intelectual do homem adulto. Para tanto, compreende a educação de adultos como um conjunto de relações entre o saber elaborado, o homem adulto, as tecnologias cognitivas e o ensino formal. O relacionamento dessas categorias possibilita uma educação que produza condições para que o aluno adulto construa em si um novo habitus. Pretende-se que tal compreensão permita estabelecer não só uma nova concepção teórica para a educação de adultos, mas que origine uma nova organização e uma prática pedagógica também nova e independente do ensino regular. O alcance dessa nova concepção teórica dá-se pelo conjunto operatório de categorias, organizado no debate entre os autores que se preocuparam com o objeto da educação, com as tecnologias cognitivas, e com alguns estudos sobre o ensino supletivo atual.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77886
Data: 1998


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
180404.pdf 3.747Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar