Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração

DSpace Repository

A- A A+

Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração

Show full item record

Title: Geometria e visualização : desenvolvendo a competencia heuristica atraves da reconfiguração
Author: Bolda, Claudia Regina Flores
Abstract: A presente dissertação aborda o papel heurístico das figuras na resolução de problemas, a fim de levantar aspectos ligados à visualização. Realiza-se um estudo sobre a organização perceptiva das figuras tendo-se, como referencial teórico, os princípios da organização da percepção estabelecidos pela Psicologia da Gestalt. A partir desta premissa e junto à teoria das apreensões de R. Duval, opera-se um tratamento puramente figural de reconfiguração pela análise de problemas que envolvem cálculo de áreas. Contudo, tal análise fica envolta por diferentes fatores que interferem na visibilidade e na aplicação desta operação figural. Esta discussão é fruto da aplicação de uma seqüência didática desenvolvida junto a três turmas de alunos de 5a série do 1o grau, nos anos letivos de 1996 e 1997, numa média de 12 aulas por turma. Servindo-se daqueles fatores, propuseram-se diferentes problemas que envolvessem o uso de figuras para chegar à solução pela operação de reconfiguração. A realização desta seqüência didática nos deu condições para mostrar, a propósito de uma aprendizagem da operação de reconfiguração, a necessidade de levar em conta a importância e a complexidade das habilidades visuais na aprendizagem da Matemática.
Description: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77119
Date: 1997


Files in this item

Files Size Format View
109903.pdf 4.012Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar