Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /

DSpace Repository

A- A A+

Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Damm, Regina Flemming pt_BR
dc.contributor.author Borges, Martha Kaschny pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T00:06:47Z
dc.date.available 2012-10-17T00:06:47Z
dc.date.issued 1997
dc.date.submitted 1997 pt_BR
dc.identifier.other 170509 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo investigou as concepções que os professores de matemática apresentam relativas à introdução da informatica na educação, notadamente no que se refere ao ensino dessa área do conhecimento. Abordou também alguns aspectos didáticos que devem ser considerados na formação dos professores, para que o uso dessa nova tecnologia se constitua em um instrumento que contemple os dois aspectos dialéticos que fundamentam o conhecimento matemático, o de ferramenta e de objeto. O referencial teórico utilizado nesse estudo foram as teorias de obstáculo epistemológico, transposição didática, transposição informática e contrato didático, presentes no campo teórico da Didática Francesa. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa , através de questionários, reuniões de formação, observações de aulas e conversas com professores, coordenadores e diretores de escolas que apresentavam algum projeto de informática educativa. Os resultados do estudo sugerem que os professores apresentam uma posição favorável à introdução de computadores no ensino, porém não têm uma clareza quanto aos objetivos, metodologias e papel do professor como usuário. As atividades de formação foram desenvolvidas abordando, junto aos professores de uma escola delimitada, alguns aspectos didáticos que devem ser considerados quando trabalhamos com computadores, percebendo suas vantagens e limitações. Surgiram ainda, evidências de que um trabalho de formação para o uso de computadores no ensino se constitui em uma área de pesquisa que está se iniciando, onde muitos aspectos necessitam ser estudados e pesquisados. pt_BR
dc.format.extent 147 f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
170509.pdf 5.865Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar