A questão de genero no ensino de ciencias

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A questão de genero no ensino de ciencias

Mostrar registro completo

Título: A questão de genero no ensino de ciencias
Autor: Moro, Claudia Cristine
Resumo: O presente estudo visa estabelecer uma análise crítica sobre a pequena participação de mulheres nas atividades científicas. Para isso, procura-se desvendar as implicações da própria ciência e do ensino de ciências. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, preocupou-se em sintetizar as principais discussões sobre as questões de gênero na ciência, bem como relatar as principais teorias que se detêm em explicar os estereótipos sexuais e também apontar como, ao longo da história da escolarização feminina, teorias "científicas " serviram para tentar legitimar os espaços femininos. Na segunda parte, são descritas e analisadas as entrevistas realizadas com professoras(es) de ciências, para que se possa obter informações sobre como são manifestadas as diferenciações de gênero no ensino de ciência. A principal conseqüência prática deste trabalho reside na necessidade de questionar o papel da escola na reprodução da discriminação sexual, bem como apontar a escola como um espaço que pode vir a contribuir para a transformação das relações sociais desiguais quanto ao sexo.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76319
Data: 1995


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
103595.pdf 5.001Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar