A questão de genero no ensino de ciencias
Show full item record
Title:
|
A questão de genero no ensino de ciencias |
Author:
|
Moro, Claudia Cristine
|
Abstract:
|
O presente estudo visa estabelecer uma análise crítica sobre a pequena participação de mulheres nas atividades científicas. Para isso, procura-se desvendar as implicações da própria ciência e do ensino de ciências. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, preocupou-se em sintetizar as principais discussões sobre as questões de gênero na ciência, bem como relatar as principais teorias que se detêm em explicar os estereótipos sexuais e também apontar como, ao longo da história da escolarização feminina, teorias "científicas " serviram para tentar legitimar os espaços femininos. Na segunda parte, são descritas e analisadas as entrevistas realizadas com professoras(es) de ciências, para que se possa obter informações sobre como são manifestadas as diferenciações de gênero no ensino de ciência. A principal conseqüência prática deste trabalho reside na necessidade de questionar o papel da escola na reprodução da discriminação sexual, bem como apontar a escola como um espaço que pode vir a contribuir para a transformação das relações sociais desiguais quanto ao sexo. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76319
|
Date:
|
1995 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar