Quimica na educação de adultos : uma proposta de articulação do conteudo escolar do CES com o conteudo do cotidiano

DSpace Repository

A- A A+

Quimica na educação de adultos : uma proposta de articulação do conteudo escolar do CES com o conteudo do cotidiano

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pey, Maria Oly pt_BR
dc.contributor.author Haracemiv, Sonia Maria Chaves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T07:33:52Z
dc.date.available 2012-10-16T07:33:52Z
dc.date.issued 1994
dc.date.submitted 1994 pt_BR
dc.identifier.other 94117 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76127
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de química no centro de estudos supletivos, cuja clientela é constituída por alunos adultos trabalhadores. O embasamento teórico respalda-se na idéia de alfabetização e na pedagogia crítica de Paulo Freire. O problema centra-se na dicotomia entre o conhecimento prévio do aluno (senso comum + conhecimento escolarizado recebido anteriormente) e os novos conhecimentos a serem trabalhados. A análise para superar esta dificuldade resultou numa proposta de instrumentalização no ensino que permita ao aluno pensar criticamente o seu cotidiano. pt_BR
dc.format.extent x, 158f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Quimica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Quimica na educação de adultos : uma proposta de articulação do conteudo escolar do CES com o conteudo do cotidiano pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
94117.pdf 8.039Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar