Quimica na educação de adultos : uma proposta de articulação do conteudo escolar do CES com o conteudo do cotidiano
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pey, Maria Oly |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Haracemiv, Sonia Maria Chaves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T07:33:52Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T07:33:52Z |
|
dc.date.issued |
1994 |
|
dc.date.submitted |
1994 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
94117 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76127 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de química no centro de estudos supletivos, cuja clientela é constituída por alunos adultos trabalhadores. O embasamento teórico respalda-se na idéia de alfabetização e na pedagogia crítica de Paulo Freire. O problema centra-se na dicotomia entre o conhecimento prévio do aluno (senso comum + conhecimento escolarizado recebido anteriormente) e os novos conhecimentos a serem trabalhados. A análise para superar esta dificuldade resultou numa proposta de instrumentalização no ensino que permita ao aluno pensar criticamente o seu cotidiano. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 158f.| il |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Quimica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Quimica na educação de adultos : uma proposta de articulação do conteudo escolar do CES com o conteudo do cotidiano |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar