Por detras das palavras... : investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1. a 4. serie

DSpace Repository

A- A A+

Por detras das palavras... : investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1. a 4. serie

Show full item record

Title: Por detras das palavras... : investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1. a 4. serie
Author: Silva, Vera Lucia Gaspar da
Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar representações que os professores formulam acerca da própria atividade pedagógica. Para isso, toma por base a produção escrita por duzentos e desessete candidatos, em seleção pública, a vagas no magistério de 1a a 4a Série da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Foram escolhidas a partir da freqüência com que foram manifestadas algumas representações, que também servem para se compreender uma situação mais ampla. Em termos gerais, os docentes não transferiram a responsabilidade pelo fracasso escolar aos alunos e a elementos externos (a sociedade) a escola. Para compreender as razões desta transferência, verificou-se que isto tem a ver com a fragilidade e a confusão teórico-prática dos docentes, combinada com a falta de percepção que eles próprios e os alunos são sujeitos historicamente situados. Neste contexto, a pobreza material dos alunos, aliada a carência afetiva, serve de álibi justificador do fracasso e de convite para que o professor se considere sobretudo alguém que deva suprir estas carências. O quadro desenhado não se apresenta apenas como dramático, mas também difícil de ser enfrentado pela sua complexidade. Mesmo assim, sem desconhecer a situação, surgem soluções práticas que exigem uma constante vigilância teórica e clara da ação política.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75930
Date: 1993


Files in this item

Files Size Format View
92073.pdf 7.833Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar