Educação ou adestramento ambiental?
Show full item record
Title:
|
Educação ou adestramento ambiental? |
Author:
|
Neves, Paula Cals Brugger
|
Abstract:
|
Na educação ambiental há uma disputa para se designar o que seja o adjetivo ambiental, mas devido a hegemonia da racionalidade instrumental em nossa sociedade, a perspectiva técnico-natural e predominante. Elegeu-se então a "estratégia internacional de acción en materia de educación y formación ambientales para el decénio de 1990", publicada pelo PNUMA/UNESCO para uma análise de conteúdo dos conceitos de meio-ambiente, desenvolvimento sustentável e educação, dentro do contexto maior da ciência e da tecnologia. Esta análise revelou a possibilidade do surgimento de um processo de instrução, que denominamos adestramento, que consiste em produzir, reproduzir e legitimar a hegemonia do pensamento tecnocrático, assegurando as necessidade de mercado da sociedade industrial em detrimento de uma formação plena e libertadora. Enfatiza-se pois a não compartimentalização da questão ambiental na educação: a educação é que deve ser ambiental no seu todo. Isso impõe uma ampla rediscussão de vários conceitos que estruturam o pensamento hegemônico em nossa sociedade. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75835
|
Date:
|
1993 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar