Genese da escola colonial brasileira
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiori, Neide Almeida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lehmkuhl, Jose Mauro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T04:42:35Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T04:42:35Z |
|
dc.date.issued |
1991 |
|
dc.date.submitted |
1991 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
84708 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75819 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A escola brasileira, nascida Jesuítica, tem sua contextualização na sociedade portuguesa de meados do século XVI. Esta sociedade, não renascentista e como que não européia, assume-se tipicamente como portuguesa e cristã, e impõe-se enquanto tal através dos instrumentos disponíveis. A mentalidade que a perpassa condiciona a escola que surge no Brasil. Esta, desde o início, manifesta em suas formas o pensamento do Estado Português e da Igreja Católica. Através da cotidianidade, germina e amplia na colônia brasileira as relações próprias da mentalidade portuguesa-cristã, reforçando assim ainda mais o domínio destas e de suas relações. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas coloniais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Genese da escola colonial brasileira |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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