Genese da escola colonial brasileira

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Genese da escola colonial brasileira

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fiori, Neide Almeida pt_BR
dc.contributor.author Lehmkuhl, Jose Mauro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T04:42:35Z
dc.date.available 2012-10-16T04:42:35Z
dc.date.issued 1991
dc.date.submitted 1991 pt_BR
dc.identifier.other 84708 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75819
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação pt_BR
dc.description.abstract A escola brasileira, nascida Jesuítica, tem sua contextualização na sociedade portuguesa de meados do século XVI. Esta sociedade, não renascentista e como que não européia, assume-se tipicamente como portuguesa e cristã, e impõe-se enquanto tal através dos instrumentos disponíveis. A mentalidade que a perpassa condiciona a escola que surge no Brasil. Esta, desde o início, manifesta em suas formas o pensamento do Estado Português e da Igreja Católica. Através da cotidianidade, germina e amplia na colônia brasileira as relações próprias da mentalidade portuguesa-cristã, reforçando assim ainda mais o domínio destas e de suas relações. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Escolas pt_BR
dc.subject.classification Escolas coloniais pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Genese da escola colonial brasileira pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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