Uma leitura da questão do fracasso na escola publica catarinense
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Título:
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Uma leitura da questão do fracasso na escola publica catarinense |
Autor:
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Koch, Zenir Maria
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Resumo:
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Este estudo procura investigar a questão do fracasso escolar como um fenômeno político-social que atinge a educação pública catarinense, identificando no interior da escola os limites e as possibilidades de sua superação. Para isso, adotou-se o pressuposto básico de que o fracasso escolar é uma realidade social cuja explicação deve ser buscada, não só no comportamento dialético das relações entre a escola e a sociedade, mas também os fatores intra-escolares que estão ligados às práticas pedagógicas e institucionais da escola. Tomando como ponto de partida o quadro da realidade educacional brasileira, o processo de análise evidenciou que, embora a política educacional tenha proclamado a oportunização de todos à escola, o fracasso escolar é uma constante que vem desafiando por várias décadas o movimento da democratização. Na parte especialmente dedicada à Educação Catarinense, a análise dos dados da situação do ensino vai mostrar que a proposta de democratizar a escola, adotando-se para isso a política de Avanços Progressivos, não passou do discurso formal para real concretização. A adoção desta medida foi uma tentativa equivocada de solucionar o problema do fracasso escolar em Santa Catarina. Tomando elementos de estudo que abordam a problemática escolar catarinense, principalmente da pesquisa "Situação do ensino de primeiro grau na Zona Urbano-Periférica", desenvolvida junto à Secretaria de Estado de Educação, constatou-se, na análise da dimensão pedagógica, no trabalho do educador, carências de preparo teórico e político no encaminhamento e no entendimento das questões educacionais, revelando, no conjunto das escolas, a existência de uma práxis educativa diluída e alienada. No entanto, novas alternativas pedagógicas em favor da melhoria do ensino às camadas populares, empreendidas por alguns educadores e também pelo movimento das associações dos profissionais da educação, revelam contradições no interior da prática educativa, indicando uma possível dinâmica para o avanço crítico em direção ao processo de transformação das condições escolares e sociais. |
Descrição:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Inclui anexos |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75545
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Data:
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1989 |
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