Educação em química e ciências da natureza, literatura e racismo: uma análise da obra usina

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Educação em química e ciências da natureza, literatura e racismo: uma análise da obra usina

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Title: Educação em química e ciências da natureza, literatura e racismo: uma análise da obra usina
Author: França, Emyli Naiara
Abstract: O presente trabalho trata da articulação entre Literatura e o Ensino de Química/Ciências como uma possibilidade para a abordagem do racismo, compreendendo a leitura como um meio de promover diferentes compreensões da realidade. O objetivo geral é analisar a obra Usina, do autor regionalista brasileiro José Lins do Rego, de modo a identificar potencialidades e limites para favorecer a abordagem/reflexão sobre racismo no ensino de química articulado à Literatura, de forma a favorecer a implementação da Lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências da Natureza na aproximação com a Literatura. O referencial teórico que orientou parte da análise da obra foram as contribuições de Abdias Nascimento advindas de sua obra O genocídio do negro brasileiro. A análise da obra Usina foi conduzida com base na Análise Textual Discursiva (ATD), conforme proposta por Moraes (2003), e nas orientações teórico-metodológicas de Oliveira, Gonçalves e Silveira (2024) que discutem as potencialidades da articulação entre Literatura e Ensino de Ciências. Do processo analítico guiado pela ATD, obtiveram-se cinco categorias, denominadas: a química na produção açucareira; do engenho à usina: a química nas transformações socioambientais; racismo mascarado: o químico e o mito do progresso industrial; usina: modificação no cenário religioso; e o mito do senhor benevolente e o racismo. O exame da obra Usina permitiu concluir que a narrativa apresenta potencialidade para a educação das relações étnico-raciais no Ensino de Ciências da Natureza e de Química articulado à Literatura, fortalecendo o diálogo entre Literatura e Ciência e contribuindo para uma educação científica. Além disso, os resultados evidenciam que a obra apresenta potencialidade ao articular conteúdos químicos a problemáticas sociais, raciais e ambientais. Essa relação permite compreender a Ciência como prática não neutra, vinculada a contextos históricos e culturais.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271605
Date: 2025-12-10


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