Química & Ação: Um jogo Didático e acessível para Química

DSpace Repository

A- A A+

Química & Ação: Um jogo Didático e acessível para Química

Show full item record

Title: Química & Ação: Um jogo Didático e acessível para Química
Author: Hempkemeyer, Natasha Karoline
Abstract: A utilização de recursos didáticos, com destaque para o uso de jogos, tem se mostrado uma alternativa eficiente para superar a desmotivação e a dispersão dos estudantes, sobretudo em disciplinas que exigem maior abstração e memorização de conceitos, como a Química. No entanto, a simples diversificação de recursos didáticos não é suficiente se tais recursos não incorporarem princípios de educação inclusiva. Há muitas propostas de jogos didáticos no Ensino de Química, mas há muitas lacunas em torno da acessibilidade. Neste sentido, de forma a corroborar com esse desafio, este trabalho tem como objetivo desenvolver, aplicar e analisar as potencialidades de um jogo didático acessível para estudantes com e sem deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que utilizou-se da técnica da observação e de um instrumento de coleta de dados na forma de questionário, na busca de aferir as potencialidades pedagógicas e inclusivas de um jogo didático para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Química. A análise dos dados evidenciou que o jogo apresentou importantes potencialidades pedagógicas, como maior engajamento, ambiente de aprendizagem mais motivador e melhor compreensão dos conteúdos, além de auxiliar na avaliação diagnóstica, especialmente em relação à nomenclatura de compostos orgânicos. No campo da inclusão, os estudantes reconheceram a importância dos recursos de Libras e Braille, mesmo sem a participação de estudantes com deficiência sensorial. A presença de estudantes com TEA e dislexia mostrou que o jogo também favoreceu autoestima, interesse e sentimento de competência, reforçando o papel das atividades lúdicas na aprendizagem. A experiência ainda destacou a necessidade de discutir, no contexto escolar, as diferenças entre deficiência, transtornos de aprendizagem e neurodiversidade, dada a dificuldade dos próprios estudantes em distinguir esses conceitos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina.Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação. Licenciatura em Química
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271287
Date: 2025-12-03


Files in this item

Files Size Format View
TCC_II_Monografia_PDF_A_Natasha_Hempkemeyer.pdf 6.630Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar