A Nova Sociologia da Educação e a Crítica ao Conhecimento Escolar: um estudo sobre knowledge and control (1971)
Show full item record
|
Title:
|
A Nova Sociologia da Educação e a Crítica ao Conhecimento Escolar: um estudo sobre knowledge and control (1971) |
|
Author:
|
Filho, Jeferson Weber Santos
|
|
Abstract:
|
A presente monografia analisa as contribuições conceituais e críticas da Nova
Sociologia da Educação (NSE), destacando seu papel na reformulação do campo
sociológico educacional a partir da década de 1970. O estudo toma como ponto de
inflexão a publicação da coletânea Knowledge and Control (1971), organizada por
Michael Young, que marcou a transição de uma sociologia da educação funcionalista,
centrada na mobilidade social e na eficiência institucional, para uma perspectiva crítica
voltada à análise das relações entre conhecimento, poder e currículo. Fundamentada
nas contribuições de Basil Bernstein, Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron e nos
debates de matriz marxista e culturalista, a NSE propôs compreender o conhecimento
escolar como construção social e expressão das disputas ideológicas que estruturam
as relações de classe. Essa mudança de paradigma permitiu questionar a suposta
neutralidade dos saberes escolares, evidenciando o caráter político da seleção,
legitimação e transmissão dos conteúdos curriculares. O trabalho discute, ainda, as
críticas dirigidas à NSE, especialmente aquelas relativas ao relativismo
epistemológico e à ausência de mediação entre cultura e estrutura e analisa como o
neomarxismo ofereceu respostas consistentes por meio das teorias da reprodução,
da ideologia e da hegemonia. Ao fim, conclui-se que a NSE se consolidou como um
marco epistemológico decisivo na história das ciências da educação, ao articular uma
crítica sistemática da racionalidade tecnocrática e propor uma sociologia do currículo
comprometida com a democratização do conhecimento e com a transformação social. |
|
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271064
|
|
Date:
|
2025-11-26 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar