Análise documental dos conteúdos curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina relacionados à saúde e ao desenvolvimento de pessoas comTranstorno do Espectro Autista

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Análise documental dos conteúdos curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina relacionados à saúde e ao desenvolvimento de pessoas comTranstorno do Espectro Autista

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Title: Análise documental dos conteúdos curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina relacionados à saúde e ao desenvolvimento de pessoas comTranstorno do Espectro Autista
Author: Nascimento, Glória Padilha do
Abstract: Introdução: O autismo é caracterizado por um grupo de déficits persistentes que podem resultar em prejuízos em todas as esferas da vida. Por conta dessas particularidades, torna-se necessário que os profissionais que forem prestar suporte, tanto de saúde quanto ao desenvolvimento humano, estejam preparados para oferecer atendimento adequado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo deste estudo foi investigar os conteúdos curriculares dos cursos de graduação da UFSC relacionados à saúde e ao desenvolvimento de pessoas com TEA. Métodos: Este trabalho consiste em uma análise documental, cujas fontes de dados foram os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e currículos de cursos de graduação de 12 cursos, distribuídos por três campi da UFSC. Estes cursos foram selecionados por estarem relacionados ao objeto de estudo. Ao todo, foram analisados 25 documentos. Resultados: Do total dos arquivos, em 64% não foram localizadas qualquer referência ao TEA. Os dados evidenciam a discrepância entre os campi, demonstrando que aqueles fora da sede contam com porcentagens expressivamente menores do que o campus Florianópolis. Observou-se ainda uma discrepância entre o número de termos no PPC e no Currículo na maioria dos cursos. Do total, 76,92% das referências ao TEA se concentraram no PPC, contra 23,07% no currículo. Com tamanha variação, torna-se necessário avaliar os documentos individualmente, em estudos posteriores. Discussão: Os dados coletados apontam que, dos cursos analisados, a maioria não cita o tema. Isso compromete a formação dos profissionais dessas áreas para a avaliação, tratamento e acompanhamento de pessoas com TEA. Conclusão: O presente estudo constitui, até onde temos registro, um primeiro levantamento acerca de como alguns cursos da UFSC preparam seus estudantes para lidar com o crescente aumento de demanda por profissionais aptos ao atendimento a indivíduos com TEA. Com base nos dados encontrados, observa-se que menos da metade dos cursos apresenta esta previsão, e, mesmo nos que a contém, não há indicação de que, em todos os casos ocorra, de fato, este preparo. Por fim, é necessário que sejam feitos novos estudos sobre o tema apresentado. Espera-se que a partir deste trabalho, novos venham a seguir para que pesquisas futuras possam encontrar referências que auxiliem na geração de estudos mais robustos.Introduction: Autism is characterized by a group of persistent deficits that can result in impairments in all spheres of life. Due to these particularities, it is necessary that professionals providing support, both in health and human development, are prepared to offer adequate care to people with Autism Spectrum Disorder (ASD). The objective of this study was to investigate the curricular content of undergraduate courses at UFSC (Federal University of Santa Catarina) related to the health and development of people with ASD. Methods: This work is a document analysis, whose data sources were the Pedagogical Course Projects (PPC) and curricula of undergraduate courses from 12 programs, distributed across three UFSC campuses. These programs were selected because they are related to the object of study. In total, 25 documents were analyzed. Results: Of the total files, 64% did not contain any reference to ASD. The data highlight the discrepancy between campuses, demonstrating that those outside the main campus have significantly lower percentages than the Florianópolis campus. A discrepancy was also observed between the number of terms in the Course Project (PPC) and the Curriculum in most courses. Of the total, 76.92% of references to ASD were concentrated in the PPC, compared to 23.07% in the curriculum. With such a large variation, it becomes necessary to evaluate the documents individually in subsequent studies. Discussion: The data collected indicate that most of the courses analyzed do not mention the topic. This compromises the training of professionals in these areas for the assessment, treatment, and monitoring of people with ASD. Conclusion: This study constitutes a first survey, to the best of our knowledge, about how some courses at UFSC prepare their students to deal with the growing demand for professionals capable of serving individuals with ASD. Based on the data found, it is observed that less than half of the courses include this provision, and even those that do, there is no indication that this preparation actually occurs in all cases. Finally, further studies on the topic presented are necessary. It is hoped that this work will lead to further research so that future studies can find references that help generate more robust studies.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Fisioterapia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271017
Date: 2025-11-27


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