Análise da qualidade de vida dos universitários do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina: estudo transversal descritivo

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Análise da qualidade de vida dos universitários do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina: estudo transversal descritivo

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Title: Análise da qualidade de vida dos universitários do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina: estudo transversal descritivo
Author: Pereira, Júlia Guizolfi Braga
Abstract: OBJETIVO: Avaliar e comparar a qualidade de vida de estudantes dos períodos inicial e final da graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo com 50 estudantes (1ª, 2ª, 8ª e 9ª fases). Utilizou- se o WHOQOL-BREF, que avalia quatro domínios da QV (físico, psicológico, social e ambiental), e um questionário sociodemográfico e de estilo de vida. A análise aplicou o teste Qui-quadrado de Pearson (p ≤ 0,05). RESULTADOS: Houve maiores prevalências de percepção regular no domínio psicológico da QV para os estudantes do sexo feminino, que recebiam auxílio estudantil e tinham doenças diagnosticadas. A QV geral foi regular também pela maioria dos estudantes que recebiam auxílio e tinham diagnóstico de doenças. A QV no domínio ambiental foi regular pela maior parte dos solteiros, e a satisfação com a saúde regular foi mais prevalente entre aqueles que moravam com os pais e tinham menor renda familiar. Na comparação entre as fases iniciais e finais, houve diferença no domínio social da QV, com percepção regular pela maior parte dos estudantes das fases iniciais. CONCLUSÕES: Fatores sociodemográficos e de saúde influenciaram a percepção de QV entre estudantes de Fisioterapia da UFSC. Estudantes do sexo feminino, beneficiários de auxílio estudantil e com doenças diagnosticadas apresentaram piores percepções de QV nos domínios psicológico e geral. Solteiros e aqueles que residiam com os pais relataram percepções regulares nos domínios ambiental e de saúde geral. A maior parte dos estudantes das fases iniciais perceberam a QV regular no domínio social em comparação com aqueles das fases finais. Os achados reforçam a importância de estratégias institucionais voltadas ao bem-estar estudantil.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Fisioterapia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270732
Date: 2025-11-25


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Artigo FINAL.pdf 1.490Mb PDF View/Open Arquivo referente ao TCCII, escrito nas normas da revista RBQV.

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