INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO ADMINISTRATIVA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – ESTUDO DE CASO NO IFSC

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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO ADMINISTRATIVA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – ESTUDO DE CASO NO IFSC

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Title: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO ADMINISTRATIVA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – ESTUDO DE CASO NO IFSC
Author: MICHELS, JULIANA PEREIRA; JUNGES, IVONE
Abstract: Este artigo analisa os desafios e implicações da implementação da Inteligência Artificial (IA) na gestão administrativa de instituições públicas de ensino, com foco no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Utilizando a Teoria da Complexidade de Edgar Morin, especificamente os princípios dialógico, recursivo e hologramático, como lente teórica, investiga-se como esses desafios se manifestam e interagem nos processos administrativos. O estudo, de natureza qualitativa, baseia-se na revisão bibliográfica e em observações de campo, cujos achados apontam para: resistência cultural e institucional; capacitação irregular de servidores para novas ferramentas administrativas; processos administrativos não mapeados ou não padronizados; fragmentação de dados e sistemas de gestão; e baixa maturidade em governança de dados. A análise busca demonstrar como a compreensão desses desafios sob a ótica da complexidade pode oferecer insights valiosos para estratégias de implementação mais eficazes, visando a otimização da máquina pública e a melhoria dos serviços administrativos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270386
Date: 2025-11-26


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