Tecnologias de educação em saúde mental no ambiente escolar: uma revisão de escopo

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologias de educação em saúde mental no ambiente escolar: uma revisão de escopo

Show full item record

Title: Tecnologias de educação em saúde mental no ambiente escolar: uma revisão de escopo
Author: Rocha, Marcelo Sebastião da Mata
Abstract: Objetivo: Identificar os requisitos de conteúdo para o desenvolvimento de aplicativos voltados à saúde mental da população de 0 a 19 anos. Método: Revisão de escopo, conduzida conforme as diretrizes do Instituto Joanna Briggs (JBI), buscou mapear e sintetizar evidências científicas publicadas entre 2021 e 2025, identificando conceitos centrais, tipos de tecnologia e modelos de intervenção disponíveis. Aspectos éticos: Por utilizar exclusivamente dados de domínio público, este estudo foi isento de apreciação por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme Resolução CNS 510/2016. Todas as fontes foram citadas adequadamente. Resultados: A pesquisa, baseada na estrutura PCC (População: 0-19 anos; Conceito: desenvolvimento de aplicativos; Contexto: saúde mental), analisou 2.950 publicações de sete bases de dados, resultando na inclusão final de nove estudos. Os resultados revelaram predominância de abordagens centradas no usuário, com uso de frameworks como Flutter e Firebase, e estratégias de engajamento baseadas em gamificação e inteligência artificial. As principais descobertas indicam que ferramentas de autoavaliação alcançam 93,3% de utilização, enquanto serviços de aconselhamento profissional apresentam menor adesão (60%). Identificou-se eficácia significativa em intervenções para ansiedade, mas resultados limitados para depressão. Os desafios incluem amostras pequenas, tempo de acompanhamento insuficiente e questões de privacidade de dados. Conclusão: Embora as tecnologias demonstrem potencial transformador no acesso à saúde mental, são necessárias pesquisas mais robustas e políticas de implementação que garantam eficácia, segurança e equidade no desenvolvimento dessas ferramentas para o público infantojuvenil.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270099
Date: 2025-11-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Marcelo_Mata_Rocha (1).pdf 645.8Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar