Tecnologias de educação em saúde mental no ambiente escolar: uma revisão de escopo

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Tecnologias de educação em saúde mental no ambiente escolar: uma revisão de escopo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Tourinho, Francis Solange Vieira
dc.contributor.author Rocha, Marcelo Sebastião da Mata
dc.date.accessioned 2025-11-17T14:40:57Z
dc.date.available 2025-11-17T14:40:57Z
dc.date.issued 2025-11-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270099
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Objetivo: Identificar os requisitos de conteúdo para o desenvolvimento de aplicativos voltados à saúde mental da população de 0 a 19 anos. Método: Revisão de escopo, conduzida conforme as diretrizes do Instituto Joanna Briggs (JBI), buscou mapear e sintetizar evidências científicas publicadas entre 2021 e 2025, identificando conceitos centrais, tipos de tecnologia e modelos de intervenção disponíveis. Aspectos éticos: Por utilizar exclusivamente dados de domínio público, este estudo foi isento de apreciação por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme Resolução CNS 510/2016. Todas as fontes foram citadas adequadamente. Resultados: A pesquisa, baseada na estrutura PCC (População: 0-19 anos; Conceito: desenvolvimento de aplicativos; Contexto: saúde mental), analisou 2.950 publicações de sete bases de dados, resultando na inclusão final de nove estudos. Os resultados revelaram predominância de abordagens centradas no usuário, com uso de frameworks como Flutter e Firebase, e estratégias de engajamento baseadas em gamificação e inteligência artificial. As principais descobertas indicam que ferramentas de autoavaliação alcançam 93,3% de utilização, enquanto serviços de aconselhamento profissional apresentam menor adesão (60%). Identificou-se eficácia significativa em intervenções para ansiedade, mas resultados limitados para depressão. Os desafios incluem amostras pequenas, tempo de acompanhamento insuficiente e questões de privacidade de dados. Conclusão: Embora as tecnologias demonstrem potencial transformador no acesso à saúde mental, são necessárias pesquisas mais robustas e políticas de implementação que garantam eficácia, segurança e equidade no desenvolvimento dessas ferramentas para o público infantojuvenil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Enfermagem. Enfermagem em Saúde Mental. Educação em Saúde. Tecnologia em Saúde Mental pt_BR
dc.title Tecnologias de educação em saúde mental no ambiente escolar: uma revisão de escopo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC_Marcelo_Mata_Rocha (1).pdf 645.8Kb PDF View/Open TCC

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