Variação, identidade e língua em uso em documentos educacionais para o ensino de ELE: por uma perspectiva multidisciplinar com aportes sociolinguísticos

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Variação, identidade e língua em uso em documentos educacionais para o ensino de ELE: por uma perspectiva multidisciplinar com aportes sociolinguísticos

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Title: Variação, identidade e língua em uso em documentos educacionais para o ensino de ELE: por uma perspectiva multidisciplinar com aportes sociolinguísticos
Author: Oliveira, Carlos Rodrigo de
Abstract: Esta tese tem como objetivo geral analisar, à luz de uma perspectiva multidisciplinar, como temáticas comuns entre a Sociolinguística e outras áreas do conhecimento são contempladas em documentos voltados ao ensino e formação docente em Língua Estrangeira. Em consonância com o objetivo, argumenta-se em favor de uma multidisciplinaridade no contexto de ensino de espanhol, que parta de temáticas múltiplas relacionadas à pluralidade linguística e cultural – especialmente variação, identidade e língua em uso, que são objeto deste estudo. A partir desses três temas, diferentes campos já consolidados em pesquisas voltadas à tríade linguagem, sociedade e cultura são acionados no referencial teórico, como a Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]; Eckert 2022 [2012]); a Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Almeida Filho, 2020); a Política Linguística (Lagares, 2018; Correa, 2021); os Estudos Culturais (Hall, 2005; Woodward, 2014); a Sociologia da Linguagem (Fishman, 1968; Severo e Görski, 2023); e a Glotopolítica (Lagares, 2018; Andión Herrero, 2019). A amostra é composta por Documentos oficiais brasileiros para o ensino de Língua Estrangeira no Ensino Médio (BNCC, OCN, PCN e PNLD) e por Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciaturas em Letras de quatro universidades da região Sul do Brasil – Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de uma análise qualitativa e documental, em que foi possível triangular dados de dois contextos diferentes (Educação Básica e Licenciatura em Letras), verificou-se que em todos os documentos oficiais de LE há uma abordagem de ensino de língua que se distancia da visão estruturalista, favorecendo a articulação dos múltiplos campos estudados, com aportes sociolinguísticos, principalmente no que se refere aos temas da variação linguística e da língua em uso. Quanto aos PPC das licenciaturas, constatou-se entre disciplinas obrigatórias e optativas dos quatro cursos potenciais de articulação e possíveis entraves para que essa integração aconteça. Os potenciais de articulação entre diferentes campos estão em disciplinas mais amplas, que não aquelas destinadas aos estudos dos campos científicos, pois nestas últimas, os conhecimentos linguísticos mostram-se mais segmentados. A abordagem dos temas em disciplinas exclusivamente teóricas mostrou-se um entrave. A análise dos Cursos com relação às modalidades, evidenciou que o tema da variação linguística nos cursos presenciais se fez mais presente em disciplinas de estudos linguísticos, o que tende a tornar a possibilidade de discussões menos teóricas e mais transversais, que acionem diversos campos, menos prováveis. A potencialidade observada no Curso de EaD e no híbrido está relacionada justamente à presença da variação em disciplinas mais amplas. Além disso, em termos gerais, a partir da análise dos objetivos e competências, constatou-se que os Cursos acompanham a BNCC em relação à noção plural da língua e às questões sociais, porém sem colocar ênfase no respeito e superação de preconceitos voltados ao tema diretamente.Abstract: This thesis aims to analyze, from a multidisciplinary perspective, how common themes between Sociolinguistics and other fields of knowledge are addressed in documents focused on foreign language teaching and teacher education. In line with this objective, it argues for a multidisciplinary approach to Spanish language teaching that draws on multiple themes related to linguistic and cultural plurality —particularly variation, identity, and language in use—, which constitute the core of this study. Based on these three themes, different fields already consolidated in research concerning the triad of language, society, and culture are activated in the theoretical framework, such as Variationist Sociolinguistics (Labov, 2008 [1972]; Eckert, 2022 [2012]); Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Almeida Filho, 2020); Language Policy (Lagares, 2018; Correa, 2021); Cultural Studies (Hall, 2005; Woodward, 2014); Sociology of Language (Fishman, 1968; Severo & Görski, 2023); and Glottopolitics (Lagares, 2018; Andión Herrero, 2019). The corpus consists of official Brazilian documents for foreign language teaching in secondary education (BNCC, OCN, PCN, and PNLD) and Pedagogical Course Projects (PPC) from undergraduate Language Teaching programs at four universities in southern Brazil: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná, and Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Through a qualitative and documentary analysis, which enabled the triangulation of data from two different contexts (Basic Education and Language Teacher Education), it was found that all official foreign language documents adopt a teaching approach that moves away from structuralist views, favoring the articulation of multiple studied fields, with sociolinguistic contributions —mainly regarding linguistic variation and language in use. As for the PPCs of the undergraduate programs, potential points of articulation and possible obstacles to such integration were identified among the mandatory and elective subjects of the four courses. The potentials for articulation among different fields are found in broader subjects, rather than in those devoted specifically to scientific fields, where linguistic knowledge tends to be more fragmented. The treatment of the topics in exclusively theoretical courses proved to be a hindrance. The analysis of the courses according to their modalities showed that linguistic variation in on-site programs is more present in linguistic studies subjects, which tends to limit less theoretical and more transversal discussions that engage multiple fields. The potential identified in distance (EaD) and hybrid programs is precisely related to the presence of variation in broader subjects. Furthermore, in general terms, based on the analysis of objectives and competencies, it was found that the programs follow the BNCC in their plural conception of language and social issues, although without emphasizing respect for and the overcoming of prejudices directly related to the topic.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269833
Date: 2025


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