|
Abstract:
|
O cinema brasileiro apresentou recentes séries ficcionais de sucesso que operam no
gênero de suspense, como Desalma (2020-2022), Boca a Boca (2020), Cidade Invisível
(2021-) e Bom dia, Verônica (2020-). Entretanto, em um país marcado pela telenovela e
pelo cinema de autor, a produção nacional de séries ainda é considerada emergente,
questão refletida na escassez de literatura nacional abordando a construção de séries, em
especial o processo fundamental de pesquisa para roteiro. Diante disso, este projeto
objetiva apresentar um pouco da pesquisa para a construção da série A Culpa é dos
Mortos, de minha autoria. Primeiramente, através de revisão bibliográfica e entrevistas
com profissionais da área e especialistas, estabeleceu-se um estado da arte, no que
concerne à pesquisa para roteiro audiovisual no país hoje, abordando sua importância,
desafios e metodologias de trabalho no Brasil. Em seguida, parte-se para o cerne do
projeto: a série e a pesquisa para roteiro. Este capítulo, de caráter descritivo e
dissertativo, detém-se sobre a pesquisa teórica para o desenvolvimento criativo do
projeto de narrativa seriada. Assim, torna-se possível analisar os temas que demandaram
mais pesquisa, como a mesma procedeu e como foi aplicada na série, atuando como um
memorial descritivo do meu processo de pesquisa e criação e da metodologia que
desenvolvi utilizando o referencial teórico da primeira parte e experiência empírica.
Apesar de se inspirar na estrutura de pesquisa acadêmica, este trabalho toma
emprestado a linguagem do gênero ensaístico, ao apresentar traços de descrição,
dissertação, argumentação, flertando com a filosofia poética em certos momentos, tendo
em vista explicar da melhor maneira possível o meu processo. Destarte, objetiva-se com
esse trabalho oferecer uma direção a aspirantes a pesquisadores, bem com trazer
visibilidade, entendimento e valorização sobre essa profissão. |