Cuidados Centrados na Família: Impacto das cartilhas de orientação no desenvolvimento neurológico infantil de pré-termos
Show full item record
|
Title:
|
Cuidados Centrados na Família: Impacto das cartilhas de orientação no desenvolvimento neurológico infantil de pré-termos |
|
Author:
|
Alessio, Pollianna Aparecida
|
|
Abstract:
|
Objetivo: Analisar o impacto da utilização de cartilhas fisioterapêuticas no desenvolvimento neurológico de recém-nascidos pré-termos mediante a implementação do programa de Cuidados Centrados na Família.
Método: Estudo de coorte retrospectivo, com grupo de estudo (n=25) composto por pré-termos e grupo controle (n=24) por termos, delineado em pré e pós-intervenção. As intervenções consistiram em orientações presenciais no ambulatório de Follow-up da Universidade Federal de Santa Catarina e fornecimento de cartilhas para estimulação precoce no domicílio. Os participantes foram avaliados em dois momentos pela Avaliação Neurológica Infantil Hammersmith entre o terceiro e oitavo mês de idade corrigida. A análise estatística foi executada no software Statistica®, com teste de normalidade Shapiro-Wilk e, para comparação pré e pós-intervenção, os testes de Wilcoxon e T pareado. O nível de significância foi p <0,05, e calculou-se o tamanho de efeito (d) para verificar o impacto das cartilhas.
Resultado: O estudo contou com 49 participantes que atingiram os critérios de inclusão. Os lactentes tiveram idade gestacional média de 35,17 semanas (±4,69), sendo maioria do sexo masculino (63,26%). Analisando a pontuação total da avaliação de ambos os grupos, ocorreu uma melhora de pontuação na segunda avaliação, com destaque para as subseções de postura e reflexos e reações.
Conclusão: Demonstrou-se que orientações fisioterapêuticas com atenção sobre Cuidados Centrados na Família são de suma importância para auxiliar os pais no apoio aos pré-termos, que necessitam de assistência para melhora do seu quadro de desenvolvimento nos primeiros meses de vida. |
|
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Fisioterapia. |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269824
|
|
Date:
|
2025-10-20 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar