Percepção da qualidade em cursos de EAD da PMSC: avaliação de alunos e gestores da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina – ENA Virtual

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Percepção da qualidade em cursos de EAD da PMSC: avaliação de alunos e gestores da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina – ENA Virtual

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Title: Percepção da qualidade em cursos de EAD da PMSC: avaliação de alunos e gestores da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina – ENA Virtual
Author: Napoleão Júnior, Edson César
Abstract: Com a expansão da oferta de cursos à distância, especialmente no âmbito do Ensino Superior, tornou-se necessário observar de forma mais criteriosa os parâmetros de garantia de qualidade desse modelo de ensino. Entre as metodologias aplicadas, a escala Servqual tem sido amplamente utilizada para mensurar a percepção de qualidade pelos usuários. Este estudo teve como objetivo avaliar se é possível mensurar a qualidade percebida dos Cursos de Habilitação de Cabos (CHC) e de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD) pela Fundação Escola de Governo de Santa Catarina – ENA Virtual, utilizando a escala Servqual adaptada para esse contexto. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado com 22 itens, respondido por 919 alunos do CHC, 177 alunos do CAS e 11 gestores institucionais. A análise dos dados envolveu estatísticas descritivas, o uso de modelos de rede com o pacote EGAnet no software R para verificar a dimensionalidade do instrumento e o cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach, garantindo a consistência interna do questionário. Os resultados indicaram percepções majoritariamente positivas por parte dos discentes, especialmente quanto à confiabilidade da plataforma, à organização do ambiente virtual e à qualidade técnica dos materiais, com destaque para as videoaulas e o suporte técnico. Contudo, observou-se uma lacuna expressiva em nove questões, especialmente relacionadas ao conteúdo do site, à disponibilidade de acesso, à aplicabilidade prática dos cursos e ao incentivo à pesquisa. Nessas dimensões, os gestores apresentaram avaliações mais críticas, enquanto os discentes tenderam a respostas mais favoráveis. Essa diferença pode estar associada ao caráter obrigatório dos cursos de CHC e CAS como requisito para progressão na carreira policial, o que conduz os discentes a avaliações mais conformistas e menos analíticas em comparação a contextos de adesão voluntária, nos quais há maior engajamento em apontar pontos fortes e fragilidades. Em contrapartida, a postura dos gestores mostrou-se mais criteriosa, refletindo maior atenção à aplicabilidade pedagógica e institucional dos cursos. Conclui-se que a escala Servqual adaptada mostrou-se adequada e eficaz para captar nuances da experiência educacional dos diferentes atores, oferecendo subsídios consistentes para a implementação de melhorias contínuas nos cursos EaD da PMSC e para o fortalecimento das políticas de formação continuada na corporação.Abstract: With the expansion of distance learning courses, especially higher education courses, there has been a need to look more carefully at the quality assurance parameters of this model of education. Among the various scales for measuring quality and customer perception of quality that can be applied to educational models, the Servqual scale has been widely adopted for this purpose. This study aimed to assess the quality of the information provided by the Santa Catarina Military Police (PMSC) Corporals Qualification and Sergeants Improvement Course, offered by the Santa Catarina School of Government Foundation – ENA Virtual. A structured questionnaire with 22 questions, using the adapted Servqual scale, was administered to students on the Training courses, as well as institutional managers. The results were tabulated and the quality perception gap between students and managers was measured. This indicated that, especially in empathy measures, a significant perception gap exists between the groups, which could be adressed to improve the course. The points with the least divergent perceptions referred to support and technical support for access to the website, and the quality of the video lessons and materials. Thus the Servqual tool proved to be effective in evaluating the courses offered by the PMSC's based on students and managers perceptions of quality.This can promote improvements in teaching and in the training of professionals who will work in public security in Santa Catarina.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269806
Date: 2025


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