| Title: | Do zigoto ao embrião: estratégias para o ensino de embriologia humana no Ensino Médio |
| Author: | Goulart, Eloise |
| Abstract: |
O ensino de Embriologia Humana no Ensino Médio enfrenta desafios pela carência de recursos didáticos inovadores que despertem a curiosidade e o interesse dos estudantes sobre a temática. Este trabalho propôs a elaboração de estratégias didáticas utilizando as metodologias ativas para tornar o ensino da Embriologia mais dinâmico e engajador. Com o objetivo de contribuir para um ensino de embriologia inovador, foi planejada e aplicada uma sequência didática investigativa de embriologia humana, bem como elaborada atividade de linha do tempo do desenvolvimento humano. A sequência didática, organizada em 2 unidades, com um total de 12 aulas, foi aplicada de forma presencial e remota em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio. Na primeira unidade (Do zigoto à formação dos folhetos embrionários), foram trabalhados os principais eventos do desenvolvimento embrionário inicial, até a formação do disco embrionário trilaminar. A segunda unidade (Formação dos tecidos e órgãos e modelagem do embrião) abordou a diferenciação dos folhetos embrionários e aspectos gerais da morfogênese e organogênese. Em relação à aplicação da sequência didática, os resultados sugerem que as estratégias pedagógicas adotadas estimularam a participação ativa dos estudantes nas diversas atividades realizadas, indicando que a abordagem adotada promoveu a compreensão e aprendizagem dos conteúdos. A Linha do Tempo do Desenvolvimento pretende ser um recurso importante para auxiliar na melhor visualização e compreensão temporal e espacial do desenvolvimento embrionário, nas aulas sobre embriologia humana. Ao utilizar a Linha do Tempo do Desenvolvimento, professores e alunos podem tornar o aprendizado da embriologia mais acessível e interessante. O Recurso Educacional do presente trabalho consiste em um Guia Didático, intitulado ?Explorando a Embriologia Humana no Ensino Médio?, contemplando além da apresentação, orientações e sugestões para aplicação em sala de aula do Ensino Médio, da Sequência Didática e da Linha De Tempo, de maneira que facilite aos professores a compreensão das atividades pedagógicas desenvolvidas no presente trabalho. Abstract: The teaching of Human Embryology in High School faces challenges due to the lack of innovative didactic resources that stimulate students' curiosity and interest on the subject. This work proposed the elaboration of didactic strategies using active methodologies to make the teaching of Embryology more dynamic and engaging. In order to contribute to an innovative teaching of embryology, a research didactic sequence of human embryology and an elaborated activity of the timeline of human development were planned and applied. The didactic sequence, organized into 02 units, in total of 12 lessons, was applied in person and remotely in two of the 3rd year classrooms of High School. In the first unit (From zygote to embryonic layers), the main events of the initial embryonic development were worked, until the formation of trilaminar embryonic disc. The second unit (Formation of tissues and organs and embryo modeling) approached the difference of embryonic layers and general morphogenesis and organogenesis aspects. Regarding the didactic sequence application, the results suggest that the pedagogical strategies adopted stimulated the active and carried out the students? participation in various activities, indicating that the adopted approach promoted the understanding and learning of the contents. By using the Development Timeline, an important resource to better assist in visualization and temporal and spatial understanding of embryonic development, could make learning about embryology more accessible and interesting for teachers and students, in the human embryology classes. The Educational Resource of this present work consists of a Didactic Guide, entitled \"Exploring Human Embryology in High School\", measuring beyond the presentation, guidelines and suggestions for application in classrooms of high school, the Didactic Sequence and the Timeline, in order to facilitate for teachers understanding the pedagogical activities developed in this work. |
| Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269433 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
|---|---|---|---|
| PROFBIO0073-D.pdf | 8.190Mb |
View/ |