Framework 3ET - Educação Empreendedora Experiencial Transformadora: proposta para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

DSpace Repository

A- A A+

Framework 3ET - Educação Empreendedora Experiencial Transformadora: proposta para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Show full item record

Title: Framework 3ET - Educação Empreendedora Experiencial Transformadora: proposta para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Author: Kangerski, Fabiana de Agapito
Abstract: Neste milênio, a educação empreendedora tem se afirmado enquanto força propulsora do empreendedorismo e como estratégia para impulsionar a empregabilidade, desenvolvimento profissional e cidadania, demandando novos paradigmas educacionais. A aprendizagem experiencial destaca-se na literatura por integrar a experiência aos processos educativos do empreendedorismo, proporcionando mecanismos cognitivos que viabilizam a reflexão e a construção de novos conhecimentos pelos estudantes. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, campo empírico desta pesquisa, contemplam o empreendedorismo entre suas finalidades. Porém, desafios institucionais persistem, dificultando a implementação efetiva da educação empreendedora. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral estruturar um framework para apoiar a educação empreendedora nos Institutos Federais, considerando uma abordagem integrada, fundamentada na aprendizagem experiencial e transformadora e no contexto específico em que essas instituições atuam. A pesquisa é de natureza propositiva, tem filosofia pragmática e utiliza o Educational Design Research como abordagem metodológica. Foram aplicadas múltiplas técnicas de coleta de dados, incluindo a análise de projetos pedagógicos de cursos e documentos regulamentares, entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais para validação do artefato desenvolvido. O framework criado integra quatro dimensões que norteiam a educação empreendedora: 1) visão compartilhada, que alinha o projeto educativo ao papel institucional; 2) prática educacional, que estabelece metodologias e recursos pedagógicos necessários para a mediação do conhecimento; 3) relacional, que valoriza a cooperação entre educadores, gestores e o contexto externo; e 4) apoio institucional, que assegura suporte administrativo e de infraestrutura. Cada dimensão foi detalhada em diretrizes, premissas, descritores de ação e atores envolvidos. A fase de verificação pelos especialistas evidenciou a importância de uma visão compartilhada sobre o empreendedorismo, de um ambiente organizacional propício à inovação pedagógica e do papel das lideranças no fomento ao engajamento institucional. A pesquisa contribui para o aprimoramento da educação empreendedora de base experiencial e transformadora, oferecendo uma proposta sistematizada e aplicável a contextos semelhantes aos da educação profissional brasileira. No escopo social, o Framework 3ET enaltece o fortalecimento da relação entre formação profissional, mundo do trabalho, desenvolvimento humano e contexto socioeconômico inspirando educadores, gestores e futuros (intra)empreendedores na geração de valor à sociedade.Abstract: In this millennium, entrepreneurial education has asserted itself as a driving force behind entrepreneurship, and as a strategy to boost employability, professional development, and citizenship, demanding new educational paradigms. Experiential Learning stands out in the literature for integrating experience into entrepreneurship education processes, providing cognitive processes that enable reflection and the construction of new knowledge by students. Within the empirical scope of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology (Brazil), entrepreneurship stands out as one of the institution's core purposes. However, institutional challenges persist, hindering the effective implementation of entrepreneurial education. Given this context, this research aims to structure a framework to support entrepreneurial education at Federal Institutes, considering an integrated approach based on experiential and transformative learning on the specific context in which these institutions operates. The research adopts a propositional and pragmatic philosophical stance, employing Educational Design Research as its methodological approach. It applied multiple data collection techniques, including analysis of course pedagogical projects, regulatory documents, semi-structured interviews and two focus groups to validate the artifact developed. The framework created integrates four dimensions that guide entrepreneurial education: 1) shared vision, which aligns the educational project with the institutional role; 2) educational practice, which establishes the methodologies and pedagogical resources needed to mediate knowledge; 3) relational, which values cooperation between educators, managers and the external context; and 4) institutional support, which ensures administrative and infrastructure support. Each dimension has guidelines, premises, action descriptors, and actors involved. The expert verification phase highlighted the importance of a shared vision of entrepreneurship, an organizational environment conducive to pedagogical innovation, and the role of leadership in fostering institutional engagement. The research contributes to improving experiential and transformative entrepreneurial education, offering a systematized proposal that applies to contexts similar to Brazilian vocational education. From a social perspective, the Framework 3ET strengthens the nexus between vocational training, the labor market, human development, and the socio economic environment, inspiring educators, administrators, and future (intra)entrepreneurs to generate societal value.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269252
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0866-T.pdf 9.027Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar