| Title: | Determinantes do comportamento de compartilhamento de conhecimento científico-tecnológico entre docentes em instituições de ensino superior |
| Author: | Lessak, Alisson Luiz |
| Abstract: |
Este estudo investiga os Determinantes do Comportamento de Compartilhamento de Conhecimento Científico-Tecnológico entre Docentes em Instituições de Ensino Superior públicas de Santa Catarina, Brasil, utilizando a Teoria do Comportamento Planejado como principal arcabouço teórico no campo da Gestão do Conhecimento. A pesquisa busca preencher lacunas na literatura ao analisar o contexto acadêmico brasileiro e focar especificamente no conhecimento científico-tecnológico. A abordagem metodológica adota um delineamento quantitativo transversal correlacional-causal, empregando modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais para avaliar as relações entre os construtos. Os dados foram coletados mediante survey validado por especialistas e aplicado a 956 docentes da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina. O modelo proposto examina a influência da Atitude, Norma Subjetiva e Intenção sobre o Comportamento de Compartilhamento, o impacto da percepção de Perda do Poder do Conhecimento na Atitude, e o papel moderador do Controle Comportamental Percebido. Os resultados demonstram que a Atitude constitui o principal preditor da Intenção de compartilhar, exercendo influência positiva e significativa, enquanto a Norma Subjetiva apresenta impacto positivo de menor magnitude. A análise detalhada de suas subdimensões (Injuntiva e Descritiva) enriquece a compreensão do construto, confirmando sua influência na formação da Intenção. A percepção de Perda do Poder do Conhecimento influencia negativamente a Atitude, atuando como barreira ao compartilhamento. A Intenção demonstra ser preditor significativo do Comportamento, embora tenha sido identificada lacuna Intenção?Comportamento. O Controle Comportamental Percebido atua como moderador positivo na relação entre Intenção e Comportamento, intensificando a conversão da Intenção em ação prática e aumentando a variância explicada do Comportamento de 20,8% para 27,9%. O modelo apresenta alto poder explicativo para a Intenção (R² = 0,649) e moderado para o Comportamento. O estudo contribui teoricamente ao testar a Teoria do Comportamento Planejado no contexto do ensino superior brasileiro, refinando a operacionalização de construtos como a Norma Descritiva e incorporando variáveis contextuais pouco exploradas. Em termos práticos, oferece subsídios para gestores acadêmicos desenvolverem políticas institucionais que promovam cultura de colaboração, mitiguem barreiras relacionadas à Perda do Poder do Conhecimento e fortaleçam o Controle Comportamental Percebido. As limitações incluem o desenho transversal, que restringe inferências causais, e a amostra focada em instituições públicas catarinenses, sugerindo-se para pesquisas futuras a expansão para outras regiões e a adoção de abordagens metodológicas mistas e longitudinais. Abstract: This study investigates the determinants of scientific and technological knowledge sharing behavior among faculty members at public higher education institutions in Santa Catarina, Brazil, using the Theory of Planned Behavior as the main theoretical framework in the field of knowledge management. The research seeks to fill gaps in the literature by analyzing the Brazilian academic context and focusing specifically on scientific and technological knowledge. The methodological approach adopts a quantitative cross-sectional correlational-causal design, employing partial least squares structural equation modeling to assess the relationships between the constructs. The data were collected through a survey validated by experts and applied to 956 faculty members at the Federal University of Santa Catarina, the State University of Santa Catarina, and the Federal Institute of Santa Catarina. The proposed model examines the influence of Attitude, Subjective Norm, and Intention on Sharing Behavior, the impact of the perception of Loss of Knowledge Power on Attitude, and the moderating role of Perceived Behavioral Control. The results show that Attitude is the main predictor of the Intention to share, exerting a positive and significant influence, while Subjective Norm has a positive impact of lesser magnitude. A detailed analysis of its subdimensions (Injunctive and Descriptive) enriches the understanding of the construct, confirming its influence on the formation of Intention. The perception of Loss of Knowledge Power negatively influences Attitude, acting as a barrier to sharing. Intention proves to be a significant predictor of Behavior, although an Intention-Behavior gap has been identified. Perceived Behavioral Control acts as a positive moderator in the relationship between Intention and Behavior, intensifying the conversion of Intention into practical action and increasing the explained variance of Behavior from 20.8% to 27.9%. The model has high explanatory power for Intention (R² = 0.649) and moderate explanatory power for Behavior. The study contributes theoretically by testing the Theory of Planned Behavior in the context of Brazilian higher education, refining the operationalization of constructs such as Descriptive Norm and incorporating little-explored contextual variables. In practical terms, it provides support for academic managers to develop institutional policies that promote a culture of collaboration, mitigate barriers related to Knowledge Power Loss, and strengthen Perceived Behavioral Control. Limitations include the cross-sectional design, which restricts causal inferences, and the sample focused on public institutions in Santa Catarina, suggesting for future research the expansion to other regions and the adoption of mixed and longitudinal methodological approaches. |
| Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269208 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
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| PEGC0907-T.pdf | 4.298Mb |
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