ABRIGOS EMERGENCIAIS TEMPORÁRIOS: BIOPROSPECÇÃO DE INSUMOS NATURAIS PARA OTIMIZAR PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE BLOCOS DE TERRA PARA CONSTRUÇÕES.

DSpace Repository

A- A A+

ABRIGOS EMERGENCIAIS TEMPORÁRIOS: BIOPROSPECÇÃO DE INSUMOS NATURAIS PARA OTIMIZAR PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE BLOCOS DE TERRA PARA CONSTRUÇÕES.

Show full item record

Title: ABRIGOS EMERGENCIAIS TEMPORÁRIOS: BIOPROSPECÇÃO DE INSUMOS NATURAIS PARA OTIMIZAR PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE BLOCOS DE TERRA PARA CONSTRUÇÕES.
Author: Magnago, Rachel Faverzani
Abstract: Neste relatório, foram apresentadas as atividades e estudos realizados sobre o tema abrigos temporários emergenciais, durante o Pós-Doutorado, no período de 12 (doze) meses, até 21/02/2025, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, sob supervisão da professora Dra Lisiane Ilha Librelotto. O principal foco foi no desenvolvimento de corpos de prova com insumos naturais, como biopolímeros, terra e aditivos. Esses foram avaliados para aprimorar as propriedades físicas, mecânicas e a resistência à erosão hídrica de blocos de terra destinados à construção de abrigos emergenciais temporários para refugiados climáticos com principal intuito de sugerir misturar para impressão 3D. A proposta contemplou a comunidade indígena La-klãno (Serra Verde), que sofreu com as fortes chuvas de 2023. Inicialmente, foi testado o uso de terra da própria universidade e cascas de frutas cítricas trituradas e serragem de bambu como bioaditivos devido à presença de celulose, pectina e limoneno, demonstrando que sua incorporação na mistura para fabricação de blocos que modificou positivamente o comportamento do material, conferindo impermeabilidade à água para o uso de cascas de frutas cítricas e maior resistência mecânica quando incorporado serragem de bambu. Para tanto, diferentes amostras foram preparadas com terra, água e bioaditivos (cascas de frutas cítricas -laranja e limão- e serragem de bambu). A caracterização dos blocos foi realizada por meio de ensaios para determinação de densidade, umidade, resistência mecânica à compressão (nos estados seco e úmido). Os resultados obtidos neste estudo demonstraram o potencial do uso de cascas de frutas cítricas como agentes bioativos em misturas de solo-cimento para aplicações emergenciais de construção. As cascas de limão, devido à sua maior concentração de limoneno, exibiram propriedades hidrofóbicas superiores em comparação às cascas de laranja, resultando em menor absorção de água. No entanto, a adição de cascas cítricas, em ambos os casos, foi insuficiente para inibir completamente a proliferação de fungos, particularmente em composições sem cimento. A introdução das cascas de frutas cítricas afetou negativamente a resistência mecânica de algumas formulações, especialmente quando combinadas com cimento, devido às reações químicas entre os componentes ácidos das cascas e os componentes básicos do cimento. Enquanto adição de serragem de bambu afetou positivamente a resistência do material. No entanto, cascas de frutas cítricas mostraram-se promissoras para melhorar propriedades específicas, como a hidrofobicidade, o que pode ser benéfico sob certas condições de aplicação. Este trabalho contribui para o avanço da aplicação de materiais naturais em soluções de moradia moradia temporária, alinhando-se com os ODS ao propor alternativas mais ecológicas e culturalmente adaptáveis para comunidades vulneráveis.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269082
Date: 2025-05


Files in this item

Files Size Format View
Relatorio_pos_doc_Rachel_Magnago.docx.pdf 7.605Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar