Membranas nanofibrosas eletrofiadas de poli(ácido láctico) com nanopartículas de óxido de zinco e óleo essencial de menta para curativos avançados.

DSpace Repository

A- A A+

Membranas nanofibrosas eletrofiadas de poli(ácido láctico) com nanopartículas de óxido de zinco e óleo essencial de menta para curativos avançados.

Show full item record

Title: Membranas nanofibrosas eletrofiadas de poli(ácido láctico) com nanopartículas de óxido de zinco e óleo essencial de menta para curativos avançados.
Author: Gruber, Sabrina
Abstract: A pele, maior órgão do corpo humano, desempenha papel essencial na proteção e, quando lesionada, torna-se suscetível à ação de microrganismos, o que pode comprometer a cicatrização. Nesse contexto, curativos avançados têm sido desenvolvidos com o uso de nanotecnologia, destacando-se o processo de fabricação através da eletrofiação, que é capaz de produzir fibras em escala micro e nanométrica e formar membranas tridimensionais com alta porosidade e área superficial. Neste trabalho, empregou-se o poli(ácido lático) (PLA) como matriz polimérica com óxido de zinco (ZnO) e óleo essencial de menta (OEM), visando a obtenção de membranas com propriedades funcionais para aplicações em curativos. A metodologia de preparo da solução utilizou os solventes diclorometano (DCM) e dimetilformamida (DMF), PLA e 1%m de ZnO e adição de as concentrações de 1, 5, 10 e 20%m OEM. A solubilização do polímero foi realizada em uma razão de 3/1 de DCM/DMF a 65 °C, seguida da adição das partículas e dispersão em ponteira ultrassônica a temperatura ambiente e posterior eletrofiação. As caracterizações evidenciaram que as membranas apresentam estrutura porosa tridimensional com fibras aleatórias, sem defeitos ou aglomerados de ZnO, além de redução no diâmetro em relação ao PLA puro. Os espectros de FTIR confirmaram que a incorporação de ZnO e OEM não alterou as bandas características do PLA. As análises de TGA/DTGA indicaram duas etapas de degradação com adição de OEM e redução da estabilidade térmica com a adição do ZnO, enquanto a DSC revelou uma diminuição da Tg e Tm. O ensaio de ângulo de contato demonstrou aumento da hidrofobicidade com a adição de OEM, e a análise de permeabilidade ao vapor de água (PVA) mostrou acréscimo de aproximadamente 23%m em relação ao PLA puro. O ensaio de intumescimento demonstrou que o PLA puro e a membrana 1%m OEM apresentaram maior ganho de massa, enquanto concentrações mais elevadas de OEM (5, 10 e 20%m) resultaram em menor absorção. Por último o ensaio de tração evidenciou que a tensão máxima decaiu com a elevação da concentração de OEM, enquanto a presença de ZnO não promoveu variações significativas nas propriedades mecânicas.
Description: Resultados IC - Universidade Federal de Santa Catarina Campus Blumenau Engenharia de Materiais
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268853
Date: 2025-09-15


Files in this item

Files Size Format View Description
IC Sabrina Gruber 2025.mp4 97.63Mb MPEG-4 video View/Open Metodologia, resultados e discussões do projeto de iniciação científica

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar