O ENSINO DE FÍSICA E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POR UMA SOCIEDADE MAIS HUMANIZADA
Author:
silva, lucas santos da silva
Abstract:
Pensar em educação humanizada é pensar em formas de democratizar, tornar acessível e aproximar o ensino intercultural, desse modo a pesquisa em questão busca trazer uma visão da educação pela perspectiva étnico-racial, seja como cada povo é apresentado em livros ou a ausência de elementos de culturas indígenas e negras. A pesquisa tem como foco principal a análise de livros didáticos com a intenção de saber se os livros têm abordado elementos de diversidade em seus capítulos, análise a qual é resultado de um processo de estudo desde a literatura de eventos até a criação de questões que delimitaram um norte para a análise do livro didático. Por certo, a ideia é analisar o volume Origens, da coleção Multiversos, livro didático (LD) da área de ciências da natureza e suas tecnologias, aprovado no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD+) 2021, o qual foi o mais selecionado pelas escolas, por meio de um questionário formulado com base nos eventos, referências e PNLD.